Coimbra

“Ladrão silencioso da visão” afecta 100 mil portugueses

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 29-02-2016

Associando-se às iniciativas inseridas na Semana Mundial do Glaucoma, entre 6 e 12 de março, o Grupo Português de Glaucoma (GPG) da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) vai desenvolver acções de esclarecimento e rastreio um pouco por todo o país.

PUBLICIDADE

glaucoma

Estas iniciativas contam com a colaboração de vários especialistas em Glaucoma que procuram sensibilizar a população para os perigos de uma doença que se estima que afecte mais de 100 mil portugueses e cuja incidência tende a aumentar com a idade.

PUBLICIDADE

publicidade

O GPG vai promover uma sessão de esclarecimento aos doentes no auditório do polo HUC- CHUC, no dia 8 de Março, às 11 horas.

Vão igualmente decorrer acções de sensibilização em conjunto com os especialistas em glaucoma em vários Hospitais do País.

Ainda desconhecido por muitos, o glaucoma é subdiagnosticado e “silencioso” pois provoca danos progressivos na visão sem aviso até às fases mais avançadas da doença. Apesar do tratamento ser eficaz na estabilização desta patologia, é incapaz de reverter as lesões já provocadas. Isto significa que quanto mais precoce o diagnóstico, maior é a visão preservada.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE