Vamos

Juvenália Marques apresenta Canto da Sereia

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 07-10-2014

No passado dia 3 de outubro, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal de Oliveira do Hospital, decorreu o lançamento do livro “O Canto da Sereia” da autoria de Juvenália Marques, natural de Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

Trata-se de uma edição do Município de Oliveira do Hospital em parceria com a União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços.

No dia em que a autora completava mais um aniversário foram muitos os amigos e  interessados que se associaram a este momento.

PUBLICIDADE

publicidade

Na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, Juvenália Marques ouviu rasgados elogios à sua poesia que enche as páginas deste seu terceiro livro.

Responsável pelo prefácio, coube também a Lucinda Maria fazer a apresentação da autora, “filha de Oliveira do Hospital mas que é uma cidadã do mundo por onde tem andado” e que apresenta neste “O Canto da Sereia” um “conjunto de poemas, sobretudo de quadras com sonoridade e ritmo próprio” que na sua opinião “terão de saborear cada palavra, cada verso, cada poema”. Lucinda Maria considera que “a poesia da Nala é a sua essência” e é o “que transborda da sua alma” encontrando-se reunida nesta terceira publicação “da Nala, uma oliveirense que muito preza a sua terra, e não será, certamente, o último”.

PUBLICIDADE

Também o presidente da Assembleia Municipal, Rodrigues Gonçalves considerou que “o livro engrandece em muito o nosso concelho” frisando que as quadras da autora “se aproximam do estilo de António Aleixo e outras da escrita de Sophia de Mello Breyner”.

Nuno Oliveira, presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços congratulou-se pela edição da obra e considerou importante apoiar os autores oliveirense, “estes bens humanos que são nossos” e que constituem “património genuíno que nunca poderá ser copiado”.

“Somos um concelho riquíssimo de gente interessada na escrita e nas letras” sublinhou a vereadora da Cultura que deu conta do apoio que a Câmara Municipal canaliza para a área cultural, nomeadamente na edição de obras de autores do concelho. Posição partilhada pelo presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino que não deixou de saudar a “determinação e a disponibilidade” de Juvenália Marques na edição deste livro que resulta de um “esforço tripartido”. “Começámos da melhor maneira as comemorações do nosso feriado municipal” referiu o presidente do Município frisando que “somos um concelho com pujança e com vida” e que “enquanto for presidente, a obra imaterial será considerada tão importante como a obra material”.

Juvenália Marques é natural de Oliveira do Hospital, viveu em países como Moçambique e Rodésia, mas há mais de três décadas que reside na Austrália. Em agosto de 2008, numa edição conjunta da autora, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital publicou o seu primeiro livro de poesias intitulado “Jardim Privado”. Em outubrode 2010 foi lançado “Memórias de Mim”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE