Coimbra

Juízes apelam aos deputados para que não aprovem novos cortes

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 18-10-2013

 A Associação Sindical dos Juízes apelou hoje ao parlamento para não aprovar os novos cortes previstos para o Orçamento do Estado para 2014, considerando que “ultrapassam e violam claramente os princípios constitucionais da proporcionalidade, da confiança e da igualdade”.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa no final de uma reunião, em Coimbra, da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), o presidente apelou à Assembleia da República (AR), “enquanto órgão competente para aprovar o OE e não o Governo”, para que “não aprove as novas reduções porque ultrapassam e violam claramente os princípios constitucionais da proporcionalidade, da confiança e da igualdade, matéria que já consta de anteriores decidões do Tribunal Constitucional”.

“Quando há decisões do Tribunal Constitucional que demarcaram de uma forma clara qual o limite em termos de proporcionalidade e confiança sobre os cortes passíveis de serem suportados pelos trabalhadores públicos, essa decisão não pode ser omitida pela AR”, argumentou Mouraz Lopes.

PUBLICIDADE

publicidade

“Os cidadãos confiam nas instituições que cumprem e defendem a Constituição e a Assembleia da República, como os tribunais, como o Presidente da República têm o dever de cumprir a Constituição”, frisou o juiz conselheiro.

O juiz conselheiro reiterou a “dimensão trágica” do impacto dos cortes previstos no Orçamento do Estado para 2014 e denunciou a “provocação” da norma face a anteriores decisões do Tribunal Constitucional.

PUBLICIDADE

A ASJP “reafirma a posição de rejeição em relação aos novos cortes, afirmando por um lado dimensão trágica do impacto financeiro das medidas que os novos cortes irão colocar, mas, sobretudo, denunciando a provocação contida na norma – e insisto nisto – tendo em conta as decisões anteriores do Tribunal Constitucional (TC) que já tinham demarcado clara e rigorosamente os limites constitucionalmente suportáveis para cortes em salários e pensões de uma forma transitória”, disse Mouraz Lopes à agência Lusa.

Segundo o responsável da ASJP, os cortes previstos na proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2014 representam, para os magistrados judiciais, uma “diminuição superior a 25% do rendimento dos salários desde que se iniciaram as medidas de austeridade”.

Lembrou, a propósito, que os magistrados são titulares de órgãos de soberania “que exercem de forma exclusiva e absolutamente exclusiva o exercício das suas funções”.

A direção nacional da associação vai, entretanto, convocar uma reunião do seu conselho geral para dia 02 de novembro e solicitar ao presidente da assembleia-geral a marcação de uma reunião extraordinária deste órgão para dia 09, indicou.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE