Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Justiça

Juíza da Covilhã insultada e com viatura pontapeada à porta do tribunal

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-11-2013

Uma juíza do Tribunal da Comarca da Covilhã foi terça-feira “vilipendiada e insultada” à saída do tribunal por uma cidadã, que resolveu ainda pontapear a viatura onde a magistrada se refugiou da agressora, foi hoje divulgado.

PUBLICIDADE

Segundo a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), só a intervenção de terceiros e da polícia terminou o incidente, ocorrido ao final de terça-feira, tendo face “à gravidade dos acontecimentos” e à falta de segurança nos tribunais, solicitado “a intervenção imediata do Conselho Superior da Magistratura (CSM) para acautelar e impedir que situações como a relatada se repitam”.

Em declarações à agência Lusa, Maria José Costeira, da direção da ASJP, salientou que a associação tem vindo a alertar sucessivamente para o “problema grave e sério que é a falta de segurança nos tribunais”, sem que esta problemática seja devidamente solucionada.

PUBLICIDADE

publicidade

“A ASJP vem de há muito a denunciar publicamente a completa inexistência de segurança nos Tribunais e dos juízes, segurança que é indispensável para que estes possam exercer as suas funções de garantia dos direitos dos cidadãos e a alertar para os problemas que dessa falta de segurança podem advir”, diz uma nota da ASJP a propósito do caso agora tornado público.

Para a ASJP, o incidente agora ocorrido vem “lamentavelmente” demonstrar que as preocupações da ASJP são “legítimas e que urge dotar os tribunais de um sistema de segurança eficaz e que impeça estas situações”.

PUBLICIDADE

A ASJP considera “lamentável” que um juiz, no exercício e por força da sua profissão e enquanto titular de órgão de soberania, seja “violentamente insultado e vilipendiado publicamente”, nos “termos e circunstâncias” em que a magistrada judicial o foi.

A associação já manifestou pessoalmente à juíza (cuja identidade não foi divulgada) a sua solidariedade, disponibilizando todos os meios de apoio jurídico e outros que sejam necessários.

Já em janeiro de 2009, a ASJP alertava para a “insustentável” situação de muitos tribunais em termos de falta de segurança, realçando que era altura do então governo PS “encarar a questão de frente e fazer o que devia ter sido feito há muito tempo”, nomeadamente colocação de detetores de metais e policiamento nos edifícios.

“O Governo tem encarado os tribunais como instituições sem prestígio, sem dignidade. Os tribunais não podem ser menosprezados, desprezados e maltratados como têm sido”, disse então a ASJP.

Na altura foi feita referência a uma situação ocorrida no Tribunal da Figueira da Foz, onde um arguido se mutilou à frente de uma juíza, tendo o então presidente da ASJP, António Martins, dito “Quando acontecer uma desgraça, os políticos vêm com lágrimas de crocodilo”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com