Coimbra

JSD chocada com declarações do Ministro do Ensino Superior

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 12-07-2016

A Comissão Política Distrital da JSD Coimbra  afirma que “ficou em choque com as declarações proferidas pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que disse repudiar totalmente as praxes académicas, em “QUALQUER QUE SEJA A SUA FORMA” e apelou a “um combate cerrado” contra as suas práticas, considerando-as “UMA DAS MAIORES PRAGAS QUE TEMOS DE COMBATER”.

PUBLICIDADE

joão paulo oliveira

Veja o comunicado da distrital de Coimbra da JSD liderada por João Paulo Oliveira:

PUBLICIDADE

publicidade

Coimbra tem praxe académica há séculos, esta é cultura, tradição e história desta cidade e desta região. A JSD Distrital de Coimbra está estupefacta com o facto de, 3 dias passados sobre estas declarações, as mesmas não tenham recebido a contestação pública de Manuel Machado e João Ataíde, os mais altos responsáveis da região.

A JSD Distrital de Coimbra recorda que a praxe académica foi uma arma política contra o Estado Novo em Portugal e essencial para a construção de condições para o 25 de Abril. A sua reposição, depois do PREC ( processo revolucionário em curso) na década de setenta, foi uma manifestação da liberdade conquistada.

PUBLICIDADE

Para além de uma fortíssima tradição de inclusão e integração de estudantes, a praxe académica de Coimbra é, e deve continuar a ser, sinónimo e hino à liberdade e ao regime democrático. O Ministro, afirmando que a praxe é uma praga, está a condenar as manifestações de liberdade crítica, muitas vezes concretizadas com humor, típicas da Queima das Fitas e da Latada, comportando-se como o membro de um governo totalitário.

É certo que têm surgido algumas situações isoladas, normalmente em instituições onde a prática é mais recente, em que muitas vezes existe abuso dos mais elementares direitos dos jovens estudantes e, principalmente, das jovens estudantes. Estes abusos, onde quer que aconteçam, são intoleráveis e injustificáveis. Devem ser investigados e condenados, sem exceção, quer pelas autoridades académicas quer pela justiça portuguesa.

Talvez por ignorância, confundindo a parte com o todo, ou por cegueira ideológica,  o Ministro Manuel Heitor ofendeu Coimbra e a sua prática secular.

A praxe é, para além de marca característica desta cidade e da região, fonte de inspiração e de liberdade, uma prática com efeitos económicos e turísticos importantíssimos para Coimbra, desde logo dado ao reforço do uso de capa e batina e às festas académicas, que vão de Coimbra à Figueira da Foz.

Perante esta afronta, a JSD Distrital de Coimbra exige ao Ministro que faça um pedido de desculpas público à cidade e região de Coimbra. Caso não o faça, exigimos ao Primeiro-ministro António Costa que proceda à sua demissão.

A Comissão Política Distrital de Coimbra convida ainda todas as organizações da cidade e seus principais representantes, todas as organizações políticas de juventude e os mais históricos militantes socialistas desta região a associarem-se a esta exigência, colocando Coimbra à frente de qualquer interesse ou obediência partidária.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE