Facebokas

José Manuel Silva

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-08-2014

No Facebook do Bastonário da Ordem dos Médicos

PUBLICIDADE

HEPATITE C
Muita inexactidão e especulação tem sido dita e escrita sobre o tratamento da Hepatite C em Portugal por pessoas que deviam ser mais responsáveis e estar mais bem informadas, sendo apresentados valores perfeitamente absurdos e alarmistas para o custo dos novos tratamentos da Hepatite C.
Ao contrário do que é dito num artigo recente, o novo medicamento para a Hepatite C que nele é referido custará exactamente o mesmo quer o tratamento seja de 12 quer seja de 24 semanas, pois a continuação do tratamento, se necessário, é oferecida gratuitamente pelo laboratório farmacêutico e o custo proposto por tratamento é significativamente mais baixo que o referido nesse artigo jornalístico.
Para além disso, mesmo que se tratassem actualmente TODOS os doentes identificados em Portugal com Hepatite C, cerca de 12000, o custo máximo da utilização do novo medicamento seria apenas de 500 milhões de euros! 
Despesa essa que poderia ser estendida ao longo de vários anos, pois os doentes não precisam de ser todos tratados de imediato. 
De qualquer forma, estão a surgir novos fármacos para a Hepatite C, pelo que o custo da terapêutica irá baixar, o que significa que NUNCA seriam atingidos os irrealistas valores de 4000 a 8000 milhões de euros recentemente referidos sem qualquer fundamento, mais parecendo pretender-se apenas iludir a opinião pública e proteger a decisão ministerial de adiar a aprovação desse novo medicamento, com grave prejuízo para muitos doentes.
Fale-se verdade e de forma transparente.
Como sempre, a Ordem dos Médicos está disponível para o debate e para o diálogo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE