Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

João Pedro Trovão premiado pelo Governo do Canadá

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 16-03-2016

João Pedro Trovão, Professor do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (IPC-ISEC), investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra), ex-vereador da Câmara Municipal de Coimbra, e atualmente a lecionar na Universidade de Sherbrooke (Canadá) recebeu recentemente um financiamento de mais de meio milhão de dólares do Governo do Canadá, para um projecto de Investigação aplicada na área dos veículos elétricos.

PUBLICIDADE

trovão

João Pedro Trovão recebeu do Primeiro-ministro do Canadá – Justin Trudeau, um louvor e uma carta de felicitações pelo financiamento obtido pela “Canada Research Chair in Efficient Electric Vehicles with Hybridized Energy Storage Systems”.

PUBLICIDADE

publicidade

O Governo Canadiano criou este programa de pesquisa e desenvolvimento, “Canada Research Chair”, para alcançar o domínio da excelência, facilitando a criação de centros de investigação de dimensão mundial e aumentar a competitividade do Canadá, sustentando uma economia baseada no conhecimento.

Através deste programa o Governo Canadiano consegue atrair e reter professores e investigadores de referência mundial.

PUBLICIDADE

O referido programa visa aumentar a competitividade internacional do país, e formar pessoas altamente qualificadas em domínios considerados estratégicos, através de um ensino de qualidade e rigor na investigação.

Este financiamento permitirá a João Pedro Trovão suportar parte da investigação inovadora que pretende desenvolver no Departamento de Engenharia Eléctrica desta universidade canadiana, onde é também responsável pelo laboratório Electric-Transport, Energy Storage and Conversion, como parte estruturante do CTA-BRP-UdeS ( http://www.cta-brp-udes.com/en).

O projeto de investigação João Pedro Trovão assenta no desenvolvimento de sistemas de energia e propulsão de alta eficiência para tornar os veículos elétricos mais eficientes e mais autónomos.

Estes veículos serão mais adaptados às necessidades dos seus utilizadores e pretendem sobretudo ser uma real alternativa aos atuais veículos tradicionais, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

Jacques Beauvais (vice-reitor para a investigação e desenvolvimento, da Universidade de Sherbrooke), num entrevista a um jornal Canadiano referiu que “O Prof. João Pedro Trovão foi especificamente recrutado pela Universidade de Sherbrooke, devido à sua especialização num domínio considerado estratégico, para um país que privilegia a produção de energia baseada em fontes renováveis, cujo nível e dedicação é difícil de igualar internacionalmente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com