Autárquicas

João Ataíde sucede a Manuel Machada na presidência da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 04-03-2014

A Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM/Coimbra) elegeu hoje o autarca da Figueira da Foz, João Ataíde (PS), para presidente deste órgão, com 17 votos a favor, um nulo e um branco.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz terá como vice-presidentes na CIM/Coimbra os autarcas de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino (PS), e de Arganil, Ricardo Alves (PSD), que já integravam o anterior executivo liderado pelo presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado.

Eleito, por unanimidade, presidente da CIM Região de Coimbra a 08 de novembro de 2013, Manuel Machado (PS) manifestou a intenção de abandonar este cargo depois de ter sido escolhido, em 23 de novembro de 2013, para suceder a Fernando Ruas (PSD) na liderança da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

PUBLICIDADE

publicidade

A votação foi realizada durante o final da manhã de hoje, na Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra, continuando Jorge Bento, antigo presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, com o cargo de secretário executivo.

Para este mandato – que acompanha a duração do mandato autárquico – João Ataíde priorizou a definição “de uma estratégia para a região, no âmbito do Programa Portugal 2020”, de forma a haver “uma intervenção integrada”.

PUBLICIDADE

O “desenvolvimento socioeconómico”, segundo o autarca da Figueira da Foz, deve ser um dos focos dos fundos estruturais para o quadriénio 2014-2020.

João Ataíde considerou, ainda, ser “necessário definir a orgânica interna” da CIM, de forma a garantir “uma agilidade de meios e de recursos”.

“Estamos numa fase de afirmação”, disse o autarca, sublinhando a necessidade de “um estratégia partilhada” entre os 19 concelhos e “um consenso” nos planos de ação da CIM.

João Ataíde, que está no seu segundo mandato à frente da Câmara da Figueira da Foz, afirmou que a sede da CIM deve continuar em Coimbra.

Resultante da agregação de dez concelhos que integravam a CIM do Baixo Mondego com nove dos municípios que faziam parte da sua congénere do Pinhal Interior Norte, a CIM Região de Coimbra abrange Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE