Educação

Jaime Cortesão de Coimbra foi das que mais subiu no ranking das escolas públicas

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 09-11-2013

As dez escolas que mais subiram este ano nos rankings são todas públicas enquanto os estabelecimentos onde as notas médias dos exames do 12.º ano mais desceram misturam públicas e ensino particular e cooperativo.

PUBLICIDADE

Ao avaliar apenas os estabelecimentos com mais de cem exames nacionais realizados, a lista da Lusa analisou a evolução dos resultados em 475 escolas.

A Secundária Tomaz Pelayo, em Santo Tirso, foi o estabelecimento que mais subiu na lista baseada em dados do Ministério da Educação e Ciência (MEC), ao passar de um 406.º lugar para o 138.º.

PUBLICIDADE

Apesar da melhoria, a escola de Santo Tirso manteve uma média negativa: A média dos exames realizados pelos alunos daTomaz Pelayo subiu de 9,04 para 9,87 valores.

Os estudantes do 12.º ano da Escola Secundária de Vila Verde, em Braga, também tiveram uma média de 9,8 valores nos exames nacionais, o que permitiu ao estabelecimento subir de 392.º lugar para 154.º. A subida de 238 lugares colocou a escola em segundo lugar deste ranking.

PUBLICIDADE

Os alunos da Secundária Henrique Medina, em Esposende, da Campos de Melo, na Covilhã, e da Secundária de Alfena, em Valongo, foram responsáveis por colocar também estes estabelecimentos entre os que registaram melhorias de nota mais significativas.

A Secundária Jaime Cortesão, em Coimbra, a Amato Lusitano, em Castelo Branco, e a Secundária de Felgueiras também se destacaram ao subir mais de 150 posições.

A lista das escolas cujas médias mais desceram junta seis públicas e quatro privadas: A Secundária de Maximinos, em Braga, surge em primeiro lugar com uma descida 318 lugares, ao passar de uma média positiva de 10,7 valores para uma média negativa de 8,31 valores.

Com uma descida de 241 lugares aparece a Secundária da Boa Nova – Leça da Palmeira, logo seguida pela Secundária de D. Dinis, em Lisboa, que desceu 216 posições.

Seguem-se as escolas de Oliveira do Douro, que desceu 215 lugares, e o Colégio de D. Dinis, no Porto, uma escola particular e cooperativa que desceu 211 posições.

A Secundária D. Pedro V, em Lisboa, desceu 208 lugares no ranking, ao baixar a média de 10,7 para 9 valores.

Seguem-se três estabelecimentos particulares e cooperativos: Colégio Dr. Luís Pereira da Costa (Leiria), Instituto D. João V (Pombal) e Escola Salesiana de Manique (Cascais), que passaram de médias positivas para negativas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE