Coimbra

IPN: Centro de Incubação da Agência Espacial Europeia em Portugal comemora um ano

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 20-11-2015

Por ocasião do 1.º aniversário do Business Incubation Centre da Agência Espacial Europeia em Portugal, realizou-se esta tarde, dia 19 de novembro, no Instituto Pedro Nunes, um evento de apresentação dos resultados deste projeto e das empresas que vão ser apoiadas nos próximos dois anos.

PUBLICIDADE

ESA

O Business Incubation Centre da Agência Espacial Europeia em Portugal (ESA BIC Portugal), coordenado pelo Instituto Pedro Nunes, foi lançado em finais de 2014, sendo um dos 13 atuais centros de incubação da ESA a nível europeu. Nesta estrutura são apoiadas startups que apliquem tecnologia desenvolvida para o Espaço em setores como saúde, transportes, energia, segurança e vida urbana.

PUBLICIDADE

publicidade

Até à data, o ESA BIC Portugal já selecionou seis startups (Active Aerogels, Airborne Projects, D-Orbit PT, Eye2Map, InanoE e Space Layer Technologies) e, em menos de meio ano, já tinha atingido os objetivos previstos para o primeiro ano.

No período de cinco anos – duração estimada do programa – o ESA BIC Portugal prevê incubar até 30 empresas que vão criar cerca de 240 novos postos de trabalho, angariando um capital esperado superior a 6,5 milhões de euros.

O ESA BIC Portugal representa um investimento direto em Portugal de 1.950.000 € (um milhão novecentos e cinquenta mil euros) em cinco anos.

PUBLICIDADE

Este programa é liderado pelo IPN e tem polos no UPTEC e na agência DNA Cascais. Os projetos são apoiados com 50 mil euros para a construção de protótipos e gestão de propriedade intelectual, beneficiando adicionalmente de apoio de negócio e apoio técnico, bem como do acesso a uma vasta rede de potenciais clientes, parceiros e investidores.

O ESA BIC Portugal tem o apoio do Gabinete do Espaço (FCT/ANI), entre outros stakeholders, como a CCDRC, universidades, municípios e investidores, tendo sido considerado de importância estratégica para Portugal, razão pela qual o Governo, através da FCT, tem investido recursos significativos nesta área.

Estiveram presentes nesta iniciativa representantes da Agência Espacial Europeia (ESA), Instituto Pedro Nunes (IPN), Agência Nacional de Inovação (ANI) / Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), DNA Cascais e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE