Coimbra

Inova conquista selo de qualidade

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 24-11-2014

A INOVA – Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede – EM, SA acaba de obter o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano atribuído pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

PUBLICIDADE

O respetivo certificado foi entregue ao presidente do Conselho de Administração da empresa municipal, António Patrocínio Alves, em 19 de novembro, no decurso de uma cerimónia que decorreu no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.

Depois de, há cerca de dois meses, ter conquistado dois prémios, nas categorias de “Organização” e “Capacitação”, no âmbito da Iniciativa Nacional para a Gestão Patrimonial de Infraestruturas (iGPI) promovido pelo LNEC, em parceria com Instituto Superior Técnico (IST) e a Addition, Lda, a INOVA-EM vê mais uma vez reconhecida a qualidade e segurança da água que fornece aos consumidores pela instituição que tem a seu cargo a regulação desta atividade.

PUBLICIDADE

publicidade

A ERSAR certifica esses padrões no âmbito de uma iniciativa desenvolvida em parceria com o jornal Água&Ambiente  e a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (AMA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

O objetivo é “contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos sólidos urbanos através da atribuição anual dos “Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos”, divulgando casos portugueses de excelência.

PUBLICIDADE

O facto de a INOVA-EM ter obtido, mais uma vez, esta prestigiante distinção decorre, segundo a empresa, das apertadas exigências que regulam a sua atividade em todas as outras valências que fazem parte do seu objeto social, no cumprimento dos critérios estabelecidos na certificação da Qualidade segundo a norma NP EN ISO 9001.

No campo do tratamento e distribuição da água para consumo, a empresa municipal garante a sua excelência através de análises semanais os parâmetros microbiológicos com maior probabilidade de contaminação da água e verifica o teor de desinfetante (cloro) residual, no sentido de garantir a máxima qualidade do produto que disponibiliza aos seus clientes. Além disso, complementa o controlo de qualidade da água com a verificação regular de todos os indicadores microbiológicos e químicos que é necessário manter nos níveis legalmente determinados.

O plano de monitorização está devidamente aprovado pela entidade reguladora, as análises são realizadas por laboratórios credenciados para o efeito e os resultados têm comprovado que a água apresenta uma excelente qualidade, conforme se pode verificar pelos resultados divulgados regularmente em http://www.inova-em.pt/qualidade-da-agua.

Constituída em 2002, a INOVA – Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede – EM, SA, assumiu em 1 de setembro desse ano a gestão de diversas áreas de atividade do Município de Cantanhede, entre as quais a gestão da rede de abastecimento de água, nomeadamente dos sistemas de captação e distribuição, e das infraestruturas de drenagem de águas residuais, bem como a proteção ambiental, a recolha dos resíduos sólidos urbanos, e a manutenção dos espaços verdes.

A empresa concluiu um ciclo de investimentos da ordem dos 20 milhões de euros no sector do saneamento, o qual permitiu passar, passar a taxa de cobertura doterritório de 30%, em 2003, para mais de 95%, no final 2012. Entretanto, tem vindo a investir significativamente na renovação e valorização das redes mais antigas, quer na de distribuição de água, quer na de recolha de efluentes, ao mesmo tempo que tem apostado na adoção dos mais modernos e atualizados métodos de gestão de infraestruturas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE