Universidade

Iniciativa ProtoTransfer distingue projetos da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 01-10-2014

Quatro projetos de investigação em curso na Universidade de Coimbra (UC) acabam de ser distinguidos pelo ProtoTransfer, um concurso dirigido a docentes, investigadores e estudantes de 7 universidades ibero-americanas que se associaram ao projeto.

PUBLICIDADE

Dois dos projetos premiados são da área da saúde: o PSILOCHROME aposta num método rápido de distinção das três espécies de leveduras patogénicas pertencentes ao grupo da Candida parapsilosis. O phcontrol – Life Security é um disco sanitário que, de forma simples, avisa o utilizador quando a sua urina está alterada, sugerindo que algo poderá não estar bem com a sua saúde e levando-o assim a consultar o seu médico.

O “My Wishlist”, uma aplicação para a rede social Facebook que permite gerir uma lista de produtos selecionados pelo utilizador ao navegar na Web, e o SELFVOLT – que passa pela construção de uma estação móvel destinada à alimentação de dispositivos eletrónicos,  possibilitando o carregamento de aparelhos elétricos que façam uso de baterias recarregáveis – foram os outros dois dos projetos premiados.

PUBLICIDADE

publicidade

Surgido no âmbito do programa INESPO II, o ProtoTransfer desenvolve,em colaboração com o Conselho Empresarial do Centro (CEC),atividades de transferência de conhecimento, mediante a materialização e desenvolvimento de um protótipo, para a obtenção de um produto ou processo com possibilidades de ser inserido no mercado.

Além da Universidade de Coimbra, participaram no ProtoTransfer as universidades de Aveiro, Beira Interior, Salamanca, Valladolid, Léon y de la Empresa e Pontificia di Salamanca.

PUBLICIDADE

Cada projeto recebeu uma bolsa de apoio financeiro até 1.500€ e apoiona capacitação sobre proteção industrial e intelectual e desenvolvimento do modelo de negócio.

Esta iniciativa foi cofinanciada com fundos FEDER no âmbito doPrograma Operativo de Cooperação Transfronteiriça 2007-2013.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE