Saúde

INEM contrata 70 novos profissionais para o CODU

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 27-03-2015

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai reforçar o seu quadro de pessoal, através de concurso externo que já decorre, com 70 novos Técnicos Operadores de Telecomunicações de Emergência (TOTE). Estes profissionais vão assegurar o funcionamento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, no Porto, Coimbra e em Lisboa. 

PUBLICIDADE

transferir (1)

Aos 70 TOTE que o INEM vai recrutar, vai competir, sob supervisão e controlo médico permanente, o atendimento de chamadas de emergência que sejam encaminhadas ao INEM através do Número Europeu de Emergência – 112, a realização da triagem destas chamadas segundo algoritmos definidos, e a prestação do aconselhamento preconizado para as situações de urgência e de emergência, sempre com recurso aos meios e tecnologias disponíveis nos CODU. Às funções do TOTE acresce a responsabilidade de receber a informação dos meios de emergência no terreno, por forma a adequar a resposta do Sistema Integrado de Emergência Médica a cada situação concreta.

PUBLICIDADE

publicidade

A contratação destes novos profissionais vem reforçar a disponibilidade de recursos humanos nesta área, assegurando o atendimento das chamadas de emergência e a gestão dos meios de socorro no terreno, o que irá permitir concretizar ainda a abertura de novos meios de emergência do INEM. Recorde-se que decorre em simultâneo um procedimento concursal para recrutamento de 85 Técnicos de Emergência, profissionais do INEM que exercem atividade nas 56 ambulâncias de emergência médica, nas 39 ambulâncias de Suporte Imediato de Vida, nas quatro ambulâncias de Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico e nos oito motociclos de emergência médica existentes.

Os CODU do INEM são Centrais de Emergência Médica responsáveis pela medicalização do Número Europeu de Emergência – 112. Na prática, são transferidos para os CODU os pedidos de socorro efetuados por aquela via, referentes a situações de urgência ou emergência na área da saúde. O seu funcionamento é assegurado ao longo das 24 horas do dia por uma equipa de médicos e técnicos operadores com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios.

PUBLICIDADE

O prazo para apresentação de candidaturas para o concurso termina no próximo dia 8 de abril.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE