Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

IKEA de Loulé abre amanhã! E o de Coimbra…

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 29-03-2017

No dia em que é inaugurado, em Loulé, o 5º IKEA de Portugal, o candidato a Presidente da Câmara Municipal de Coimbra pela coligação PSD/CDS/PPM/MPT, Jaime Ramos dá uma conferência de imprensa no local “onde esteve previsto instalar o IKEA”.
ikea
Coimbra não pode continuar a “ser arrastada para baixo por quem pensa pequeno“, afirma Jaime Ramos, que amanhã vai falar na Av. José Bonifácio de Andrade e Silva, em Santa Clara.
Em Loulé foram criados, de forma directa, 250 postos de trabalhos e Coimbra, mais uma vez, perdeu outra oportunidade de criar valor e emprego.

Em 2015, Notícias de Coimbra contactou a multinacional sueca para saber em que estado se encontrava o processo referente ao espaço que anunciaram para Coimbra.

PUBLICIDADE

O diretor de expansão da IKEA Portugal, António Machado, limitou-se a afirmar que “Neste momento a IKEA está a redesenhar o seu plano de crescimento para Portugal para os próximos anos e o foco em 2016 será a abertura da IKEA em Braga, no Shopping Nova Arcada, e da IKEA em Loulé. Quando for oportuno, a IKEA voltará a dar novidades sobre um eventual projeto da IKEA para Coimbra”.

Estas afirmações do responsável da IKEA, parecem configurar um recuo e permitem antever que a noticiada implantação junto ao Forum Coimbra, se acontecer , ainda vai demorar, pelo que aos residentes na região centro vão continuar a ter de se deslocar a Alfragide, Loures, Matosinhos ou a Braga e Loulé.

PUBLICIDADE

publicidade

Refira-se que, em Outubro de 2014, António Machado tinha afirmado que “Coimbra é com certeza um desses projectos que vai avançar” e garante que “faz parte do plano de expansão”, não adiantado quando vão começar as obras ou em que ano será inaugurada.

No entanto, nessa data, quando questionado pelo NDC sobre a data de abertura da loja, sobre se já tinham todos os terrenos necessários para instalação do complexo do IKEA e se forma concluídas as negociações com a Câmara Municipal de Coimbra. a IKEA limitou-se a responder que “Neste momento não há novidades sobre o tema”.

PUBLICIDADE

Recordamos que em 30 de junho a empresa tinha dito a NDC que “até 2020 a IKEA pretende chegar a cada vez mais pessoas e por isso pretende ter sete (7) lojas até 2020 em Portugal, sendo que as futuras localizações não estão ainda definidas”.

Lembramos que a Câmara Municipal de Coimbra aprovou, por unanimidade, em 2012, o pedido de informação prévia da para a instalação da loja IKEA em Santa Clara. Depois de alguma polémica relacionada com a implantação do projecto numa área onde predominavam sobreiros, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro emitiu (em 2014) a declaração de impacte ambiental.

O actual presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, disse em Novembro de 2013, pouco tempo depois de ter tomado posse, que o município está “empenhado em acolher bem empreendimentos geradores de emprego e de riqueza”, mas também quer que “sejam integrados com qualidade no tecido urbano”, posição que, que segundo fontes do NDC, não tem permitido a finalização do acordo de contrapartidas entre a Câmara Municipal de Coimbra e a IKEA.

O presidente da junta da União de Freguesias de Santa Clara e de Castelo Viegas (em cuja área seria implantada a loja), José Simão, tem defendido uma ligação da zona onde será construído o estabelecimento ( junto ao Forum Coimbra), direta ao IC2, para não sobrecarregar de trânsito a rotunda do Almegue, nó de ligação do IC2 e da variante de Taveiro ao centro da cidade.

Projetada para se desenvolver em dois pisos acima do nível do solo e com cerca de 500 lugares para estacionamento automóvel, a loja IKEA ocuparia uma área da ordem dos 81 mil metros quadrados, cerca de 24 mil metros quadrados dos quais seriam área de construção, deveria criar 230 postos de trabalho diretos e cerca de uma centena de empregos indiretos e teria abertura prevista para 2018.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com