Coimbra

I Ultra Trail Colcurinho marca início da XIV Festa da Castanha de Aldeia das Dez

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 24-10-2015

A Festa da Castanha de Aldeia das Dez, que se realiza este fim-de-semana, dias 24 e 25 de outubro, conta este ano com um grande evento desportivo. Trata-se do primeiro Ultra Trail Colcurinho, organizado em parceria pelo Município de Oliveira do Hospital e a “Desafiacontece”.

PUBLICIDADE

unnamed (8)

O evento, que começa às 9h00 de domingo, atrairá mais de uma centena de participantes vindos de vários pontos do país e tem três vertentes de oferta: a caminhada, que é composta por um percurso de 15km, o trail curto, com uma distância de 21km, e o trail longo, com 50km.

PUBLICIDADE

publicidade

Seja qual for a escolha dos participantes, o evento, que tem as partidas e chegadas no Santuário de Nossa Senhora das preces, desenrola-se num percurso que atravessa diversas aldeias típicas da Freguesia da Rede de Aldeias do Xisto, tendo sempre como cenário as deslumbrantes paisagens da Serra do Açor.

Os participantes, inscritos no trail longo, terão ainda a possibilidade de subir ao Monte do Colcurinho, a 1242 m de altitude, de onde se avista uma das mais belas paisagens do interior de Portugal.

PUBLICIDADE

O Ultra Trail Colcurinho é mais uma iniciativa do Município de Oliveira do Hospital que visa incentivar a política de desporto para todos e, simultaneamente, promover o turismo de natureza através do valiosíssimo património natural e paisagístico do território de montanha.

A XIV edição da Festa da Castanha de Aldeia das Dez que, no domingo, espera atrair milhares de visitantes ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, conta com uma vasta programação cultural, gastronomia e exposições de artesanato e produtos endógenos.

No final da tarde, os visitantes poderão desfrutar das castanhas assadas no tradicional magusto oferecido pela Junta de Freguesia de Aldeia das Dez.

Entretanto, na noite de sábado, dia 24, a partir das 21h00, Aldeia das Dez também proporciona um programa cultural, seguido do tradicional magusto noturno. Na Loja do Xisto, vai estar patente ao público a exposição de fotografia “Castanha d´Oliveira”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE