CHUC

Hospitais de Coimbra fazem anualmente 10.000 cirurgias oftalmológicas

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-11-2013

Os três serviços de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), agora fundidos, são responsáveis anualmente por mais de 8.500 cirurgias, 80.000 consultas, 3.000 intervenções com laser e mais de 100.000 exames complementares.

PUBLICIDADE

O presidente do CHUC, Martins Nunes, revelou estes números à agência Lusa, a propósito da primeira intervenção de braquiterapia ocular feita em Portugal, evitando a deslocação do doente ao estrangeiro, como tem sucedido até agora.

O centro de tumores oculares do CHUC, responsável por esta primeira intervenção, e que foi totalmente financiado através de mecenato da Fundação EDP, vai evitar que 40 doentes por ano, em média, sejam tratados no estrangeiro.

PUBLICIDADE

publicidade

“A Fundação EDP foi uma verdadeira fundação ´win-win´, que permitiu que Portugal desse uma nova esperança a estes doentes que, invariavelmente, teriam de ser tratados no estrangeiro”, disse à Lusa o presidente do CHUC.

Fonte oficial do CHUC disse à agência Lusa que a intervenção, realizada na quarta-feira, demorou cerca de uma hora e meia e consistiu na aplicação de uma placa com sementes radioativas na parte externa do globo ocular para tratar um tumor maligno intraocular.

PUBLICIDADE

A intervenção foi realizada em colaboração com o serviço de radioterapia e a equipa médico-cirúrgica, liderada por Rui Proença e Paula Alves, foi constituída por oftalmologistas, radioterapeutas e físicos nucleares.

A equipa teve ainda como consultores clínicos do centro nacional de referência para tumores oculares de Valladolid, Espanha, com quem o CHUC mantém colaboração científica.

O doente, que teria de ter viajado até à Suíça para ser operado, foi um homem de 59 anos e que deverá ter alta daqui a uma semana, após a remoção da placa, disse a mesma fonte à Lusa.

O centro de tumores oculares do CHUC foi inaugurado em outubro e permitirá, ainda de acordo com a mesma fonte, “o acesso dos cidadãos a cuidados de saúde altamente diferenciados, com os mais altos padrões de qualidade”.

“A criação deste Centro no CHUC tem capacidade de resposta para o tratamento de doentes com melanoma da úvea, portugueses e estrangeiros, possibilitando também a internacionalização desta área da medicina. Anualmente, eram tratados no estrangeiro cerca de 40 doentes portugueses a estes tumores oculares, que passarão a ser tratados em Coimbra”, explicou.

Em breve, serão operados mais três doentes.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE