Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

HOJE: Ministro da Cultura de Cabo Verde canta com Orquestra Clássica do Centro

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 12-07-2015

A Orquestra Clássica do Centro realiza  hoje (domingo), 12 de julho, no Pavilhão Centro de Portugal, um concerto dedicado à música cabo verdiana, integrado nas comemorações dos 40 anos da independência do país, com composições de Vasco Martins e interpretação de Mário Lúcio.

PUBLICIDADE

concerto 12 de Julho - Cópia

Mário Lúcio Sousa, músico e escritor, e atualmente Ministro da Cultura de Cabo Verde, estará em Coimbra para receber o Prémio Literário Miguel Torga, que conquistou com o romance inédito “Biografia do Língua”.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesse concerto, integrado no programa de entrega do galardão pela Câmara de Coimbra, Mário Lúcio, acompanhado da OCC, interpretará “Morna e Cítara”, que compôs, e foi orquestrada por Vasco Martins.

Trata-se de uma composição singular, e inovadora no género da Morna, a canção nacional caboverdiana. É a única que se conhece com dois acordes, em que o compositor, além da temática da mestiçagem (crioulo), também pensou na Índia e no ‘tampura’, instrumento tradicional indiano.

PUBLICIDADE

O concerto insere-se no “Encontros com a Cultura Caboverdiana”, que decorre desde o passado dia 3 e até o próximo dia 15, em que a OCC e demais promotores – Núcleo de Coimbra da Associação Maense em Portugal (organização de originários da Ilha do Maio, em Cabo Verde), Associação de  Estudantes Cabo-Verdianos de Coimbra, Grupo de Apoio aos Doentes Evacuados em Coimbra e um grupo de cidadãos caboverdianos residentes em Portugal – se associam às comemorações dos 40 anos da independência de Cabo Verde.

Com ele pretende-se divulgar aos cidadãos de Coimbra e Região Centro a música, a dança, a gastronomia, a literatura e singularidades das gentes e lugares, através de exposições, concertos, eventos multimédia e lançamento de obras.

palestra 12 julho - Cópia

Após receber o prémio literário nos Paços do Município de Coimbra, Mário Lúcio Sousa profere ainda uma conferência intitulada “Tempo”, no Pavilhão Centro de Portugal, sede da Orquestra Clássica do Centro (OCC), que antecede o concerto, marcado para as 18:30.

As composições interpretadas pela orquestra remetem para ambiência e os géneros musicais caboverdianos, uma caraterística da obra sinfónica de Vasco Martins, um multifacetado compositor, instrumentista, musicólogo e escritor, que também compõe música tradicional, eletrónica, jazz, para guitarra clássica, flauta e piano.

O concerto abre com “Quatro notas na cidade”, para clarinete e orquestra, inspirada nos pregões das peixeiras da cidade do Mindelo, geminada com Coimbra, a que se segue “Nataraja”, para violino e orquestra, com os sons da Índia, “Nuvens d’Nordeste & Poetas”, para violão improvisado e orquestra de cordas, a remeter para as constelações de nuvens nas ilhas, e “Morna e Cítara”.

O programa do dia 12, domingo, completa-se com o Brinde à Afetividade e Morabeza, em que serão degustadas algumas iguarias dos dois países.

encontrosCV cartaz 11Julho - lançamento do livro Cesária - tamanho s

A homenagem a Cesária Évora, inicialmente agendada para ontem, realiza-se amanhã, 13 de julho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com