Cidade

Guarda Inglesa: Nova ROTUNDA permite inversão de marcha

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 07-03-2016

A Avenida da Guarda Inglesa vai ter uma rotunda entre as ruas Luís António Verney e Coelho da Rocha.

PUBLICIDADE

IMG_8889-001

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, consignou hoje a construção da “Rotunda da Avenida da Guarda Inglesa – Entroncamentos das Ruas Luís António Verney e Coelho da Rocha”, que vai possibilitar a inversão de marcha na Av. da Guarda Inglesa, facilitando assim a entrada e saída do parque de estacionamento do Convento de S. Francisco.

PUBLICIDADE

A nova rotunda pode ainda contribuir para facilitar o acesso, caso o projectos vão para a frente, ao Supermercado Aldi (na encosta da Coelho da Rocha) e à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (no local do liceu).

A empreitada foi adjudicada à CONTEC – Construção e Engenharia S.A., por 116.663,73 euros (+ IVA), que dispõe agora de 90 dias para realizar a obra (se terminar antes, recebe mais cedo, garantiu Manuel Machado).

PUBLICIDADE

publicidade

IMG_8892-001

Além da nova rotunda, a empreitada prevê também a reparação e pintura da passagem pedonal superior de acesso à Escola Silva Gaio.

Manuel Machado garantiu no  local que esta obra “extremamente simples”, vai resolver o problema da Rua Coelho da Rocha, criando uma acessibilidade suplementar ao Planalto de Santa Clara

É um problema com 30 anos, acrescentou o líder do município, antes de referir que a construção da rotunda é uma homenagem aos “Amigos da Margem Esquerda”, nomeadamente ao Coronel Álvaro Seco.

Questionado sobre se pondera dar o nome do Coronel a esta rotunda, Manuel Machado respondeu que primeiro vai fazer a obra, só depois decidirá. Entretanto, pode  ser designada como entender, podendo ficar por enquanto como Rotunda do  Silva Gaio e no futuro como Rotunda do Aldi.

A vantagem de uma rotunda bem feita é um bem para a comunidade, conclui Manuel Machado, que foi buscar inspiração a uma universidade especializada nesta problemática, o que o leva a adoptar esta solução em detrimento dos semáforos neste “antigo caminho de Bencanta”.

Tendo em conta o espaço disponível, a rotunda apresentará um formato alongado e posicionamento descentrado em relação ao eixo da avenida.

A nova rotunda irá abranger os entroncamentos das ruas Luís António Verney e Coelho da Rocha e terá, no seu interior, uma área plantada, com três tílias e uma combinação de prado de sequeiro florido, mais sistema de rega.

IMG_8856-001
A obra vai permitir inverter o sentido de circulação na Avenida da Guarda Inglesa, facilitando assim a entrada e saída a quem acede pelo sul (Av. João das Regras/Rossio de Sta. Clara) ao parque de estacionamento do Convento de S. Francisco. Diminui também o trajeto de quem sai do estacionamento e pretende rumar, por exemplo, à Ponte de Santa Clara ou à Solum.

Será ainda vantajosa para quem vier da zona do Rossio de Santa Clara e pretenda aceder à Rua Coelho da Rocha. Durante a consignação dos trabalhos, em declarações aos jornalistas, Manuel Machado destacou mais um efeito benéfico – o da diminuição da velocidade, uma vez que, atualmente, os veículos atingem ali ritmos elevados, nomeadamente no sentido Portugal dos Pequenitos/Ponte Açude.

A faixa de rodagem em torno da futura rotunda terá uma largura variável, com 7m a nascente, 10m nas curvas, e 9m a poente. Ao nível dos passeios, o nascente terá 2m de largura e o poente, largura variável, com um mínimo de 1,75m.

A empreitada hoje consignada prevê trabalhos de remoção do betuminoso, asfalto, lancis e escavação para a abertura de caixas nas zonas de calçadinha e/ou para a abertura de valas. Quanto à drenagem, está prevista a reformulação da atual, através da relocalização das sarjetas existentes e construção de novas, com os respetivos ramais de ligação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE