Coimbra

Grupo Folclórico da Vila de Pereira celebrou meio século de vida

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 20-04-2016

O Grupo Folclórico da Vila de Pereira chegou às bodas de ouro no passado dia 11 de abril. No dia 16 de abril, o Celeiro do Duques de Aveiro engalanou-se para a sessão solene comemorativa do 50º aniversário.

PUBLICIDADE

a

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, sublinhou: “É na convergência que contruímos um resultado comum, nós temos coisas muito valiosas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao reforçar a existência de “um património que importa valorizar”, o autarca montemorense mostrou-se grato pela “existência deste grupo no concelho” e aproveitou o momento para referir: “A Lurdes Coelho é, para mim, a embaixadora do Grupo Folclórico da Vila de Pereira”.

Presente desde a sua data de fundação, a componente foi homenageada durante a cerimónia, proporcionando um dos momentos emotivos da sessão.

PUBLICIDADE

Emílio Torrão fez questão de esclarecer que “a Câmara Municipal tem apoiado o associativismo e cumprido de forma honrosa os seus compromissos com as associações”, todavia referiu: “Uma das virtudes do associativismo, quando surgiu, era a sua independência das entidades oficiais e, neste sentido, seria importante que voltassem a ter a capacidade de ser autossustentáveis”.

De igual modo, Rui Almeida, presidente da Junta de Freguesia de Pereira, referiu: “É para mim uma honra fazer parte desta família folclorista há já 22 anos. Recordo os que por força do destino abandonaram prematuramente o nosso grupo, nomeadamente o Tuta, o Adrião e a Fátima, a estes amigos e a tantos outros o meu obrigado por tudo”.

Antes de presentear o grupo folclórico com uma lembrança acompanhado “dos colegas do executivo”, Rui Almeida lembrou os fundadores do grupo – o padre Almeida, Álvaro Medina, José Torres, Raul Pereira e Arlindo Almeida e sublinhou: “São cinco décadas que só deram fruto devido ao empenho e dedicação de todos”.

Com a presença de muitas entidades e amigos do Grupo Folclórico da Vila de Pereira, o momento de festa ficou ainda marcado pelo regresso da Festa da Queijada de Pereira.

A comemoração começou na sexta-feira com a abertura da exposição “50 anos de História” e prolongou-se até domingo, com um vasto programa comemorativo não faltando a “Feira à Moda Antiga”, um jantar convívio com atuais e antigos componentes do grupo ou workshops para ensinar a fazer as saborosas Queijadas de Pereira.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE