Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Góis cuida da Floresta

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-03-2015

O município de Góis antecipou as comemorações do Dia da Árvore e o Dia Internacional das Florestas com um conjunto diversificado de atividades dirigidas essencialmente à comunidade escolar.

PUBLICIDADE

ipp

Logo pela manhã, de dia 20 de março todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Góis, tiveram a oportunidade de observar um raro fenómeno como é o eclipse solar. Uma sessão proporcionada pela câmara municipal de Góis através de técnicos do Exploratório Ciência Viva de Coimbra.  Na palestra dirigida aos alunos do 7º ano foi-lhes explicado o que tinham observado, e garantido que tal cenário voltará em 2026. Animação, divertimento e conhecimento numa dinâmica de educação ambiental.

PUBLICIDADE

publicidade

Pelo centro histórico da vila goiense as turmas do 1º ciclo estiveram durante duas horas à descoberta de pistas, num jogo que em jeito de brincadeira procurou fomentar nos mais novos os cuidados e a responsabilidade ambiental. Na mesma altura decorria, na biblioteca municipal António Francisco Barata, uma leitura dramatizada sobre a temática da floresta, para as crianças do pré-escolar.

No terreno, os alunos dos 5º e 9º anos, arregaçaram as mangas e em locais distintos da vila procederam a ações de reflorestação e limpeza.

PUBLICIDADE

Já os alunos do 6º, 7º e 8º anos conheceram de perto a Quinta da Ribeira um espaço de produção hortícola variada. A presidente do município de Góis, Maria de Lurdes Castanheira fez questão de se associar, pessoalmente, a esta iniciativa. O município entende que a educação florestal e ambiental da comunidade escolar tem um alcance de grande abrangência, não só como formação cívica dos próprios  alunos, mas também, como veículo de educação e de transmissão de conhecimento às famílias, permitindo consequentemente, incutir ações de natureza ambiental no todo tecido social.

As atividades foram acompanhadas e desenvolvidas por colaboradores do município em estreita parceria com o Agrupamento de Escolas de Góis.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com