Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empreendedorismo

Genoinseq do Biocant é especializada em sequenciação de última geração e bioinformática

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 13-11-2013

A Genoinseq, Unidade de Sequenciação Avançada do Biocant, alcança o estatuto de Prestador de Serviços Certificado (CSP) para a sequenciação de exomas da Life Technology na plataforma de sequenciação de DNA de última geração Ion ProtonTM.

PUBLICIDADE

A Unidade de Sequenciação Avançada do Biocant é especializada em sequenciação de última geração e bioinformática e está ao serviço de empresas e grupos de investigação desde 2007. A adoção da plataforma de sequenciação Ion Proton insere-se na sua estratégia de crescimento assente no estado da arte científico e tecnológico e na disponibilização de soluções personalizadas aos seus utilizadores.

A tecnologia semicondutora Ion TorrentTM, da Life Technologies, traduz a informação química directamente em informação digital, através de um chip semicondutor, tornando a sequenciação de exomas, genomas e transcriptomas mais simples, rápida, económica e acessível.

PUBLICIDADE

publicidade

A sequenciação de exomas proporciona uma visão detalhada sobre as regiões codificantes do genoma humano, cerca de 1% da sequência total deste, e onde se estima ocorrerem 85% das alterações responsáveis por doenças. É assim a ferramenta ideal para o estudo da relação entre as alterações e o estado de saúde dos indivíduos, desde doenças mendelianas a doenças complexas como a Diabetes.

A Genoinseq, em conjunto com três outras congéneres europeias, faz parte do grupo restrito de prestadores de serviços CSP mundiais que sequenciam e analisam exomas humanos com a plataforma Ion Proton. A disponibilização deste serviço permite agora sequenciar exomas rapidamente e a partir de uma quantidade reduzida de material e elimina a necessidade de agrupar amostras para obter um preço competitivo, tornando esta abordagem acessível a todos os investigadores.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com