Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Galamba, Pais e Ruivo na lista do PS por Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 22-07-2015

Eram umas duas horas da manhã quando a Comissão Política Nacional do PS aprovou a lista de candidatos a deputados por Coimbra, a  última a ser votada pelos já sonolentos conselheiros.

PUBLICIDADE

Confirma-se a inclusão de João Galamba e Mário Ruivo, cujos nomes foram avançados em primeira mão por Notícias de Coimbra, aos quais se junta o de Elza Pais.

A lista de  candidatos efectivos pelo circulo eleitoral de Coimbra, que apenas teve 7 conselheiros nacionais a votarem contra, tem Helena Freitas como número 1, sendo seguida por Pedro Coimbra,  João Galamba, Elza Pais, João Gouveia, Mário Ruivo,  Cristina Jesus, Rosa Isabel e  André Gomes.

Recordamos que depois de António Costa ter escolhido Helena Freitas para encabeçar o elenco de 9 efectivos, a Federação de Coimbra tinha indicado Pedro Coimbra, Rui Duarte, Cristina Jesus, João Gouveia, António Paredes, Rosa Isabel, André Gomes e Eduardo Barata, que vê  assim”cair”3  dos indicados

PUBLICIDADE

publicidade

João Saldanha de Azevedo Galamba tem 39 anos. Nas últimas eleições foi eleito pelo círculo eleitoral de Santarém. É licenciado em Economia tem frequenta Doutoramento em Filosofia Política. Terá ligações afectivas e familiares (é dos Galamba Marques) à Figueira da Foz, onde é conhecido nos circuitos do surf, desporto que até praticou no estrangeiro.

João Galamba,  3º da lista, pertenceu às comissões Parlamentares de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro por Empresas do Sector Público, à da gestão do BES e do Grupo Espírito Santo e às Comissões de Orçamento, Finanças e Administração Pública; de Economia e Obras Públicas e Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal.

Elza Pais, a quarta da lista, foi Secretária de Estado da Igualdade no XVIII Governo Constitucional; Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e Presidente do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência, entre outros cargos.

Nasceu em 1958. É licenciada em Sociologia. Nas duas últimas legislaturas integrou a bancada parlamentar do PS na AR, onde pertenceu às comissões de educação, Ciência e Cultura e outras.

PUBLICIDADE

Mário Ruivo, apoiante de António Costa, acaba por ser um dos vencedores da longa jornada no Rato, pois o sexto lugar pode ser suficiente para se manter no Parlamento, já que é previsível que alguns dos candidatos possam vir a integrar um eventual governo socialista.

Quanto aos outros elementos da lista, sabe-se que a bracarense e independente Helena Freitas é Vice-Reitora  da Universidade de Coimbra. Pedro Coimbra é presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra e da Federação Socialista.  João Gouveia foi Eurodeputado e Presidente da Câmara de Soure, de onde saiu para  a Assembleia Municipal e é sogro de Pedro Coimbra. Licenciada em Organização e Gestão de Empresas, Cristina de Jesus foi presidente da concelhia socialista de Cantanhede e  é apontada como companheira de Victor Baptista, o antigo líder da distrital que não conseguiu ser candidato. Rosa Isabel  Cruz foi adjunta do governador civil de Coimbra e é presidente das mulheres socialistas desde distrito.  André Gomes é Secretário-Geral da Queima das Fitas e Presidente da Distrital de Coimbra da Juventude Socialista.

 

Rui Duarte, presidente da concelhia de Coimbra, é que não vai estar em São Bento nos próximos 4 anos, pois na sequência do pedido do Ministério Público para ser levantada a sua imunidade parlamentar (por causa do processo das alegadas fichas falsas no PS conimbricense) e depois de se ter falado que António Costa ia rejeitar o seu nome, decidiu, in extremis, na tarde de terça-feira, colocar um post no Facebook onde declarava que “Acabei de transmitir, pessoalmente, ao nosso Secretário Geral, Camarada António Costa, a minha indisponibilidade para integrar a Lista de Candidatos a Deputados do PS por Coimbra”.

A saída de cena de Rui Duarte é apontada por alguns observadores como uma derrota de Manuel Machado, Presidente da autarquia de Coimbra, pois será seu desejo ver o agora ex-deputado a ocupar o lugar de Pedro Coimbra na Federação Distrital.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com