Coimbra

Gabriel o Pensador, Juan Magan e Boss AC confirmados na EXPOFACIC

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 09-03-2016

A comissão organizadora da XXVI Expofacic acaba de garantir mais uma série de contratações para o programa de espetáculos. Gabriel o Pensador sobe ao palco na noite de 5 de agosto, sexta-feira, antes do britânico John Newman, nome incontornável da pop internacional que será um dos cabeças de cartaz e que vem a Cantanhede mostrar as razões do sucesso mundial de “Love Me Again” e “Losing Sleep”.

PUBLICIDADE

gabril o pensador

Quando isso acontecer, a assistência já deverá estar ao rubro depois da atuação do rapper, compositor e escritor que irrompeu na cena artística do Brasil na década de 1990 e que desde essa altura é reconhecido como um dos mais prolíficos e criativos músicos brasileiros. De Gabriel o Pensador espera-se a energia contagiante que justifica a aclamação da crítica e do público em vários países.

PUBLICIDADE

publicidade

O homem que diz que “a vida é como andar de bicicleta (se parar você cai!)” refere-se à relação cultural entre Portugal e o Brasil afirmando que “o Atlântico é pequeno para nos separar, porque o sangue é mais forte que a água do mar”.

As letras das suas músicas são de resto um repositório de pensamentos eloquentes sobre o modo como o compositor interpreta o mundo e a vida. A encerrar a noite de 5 de agosto, o público terá ainda oportunidade de vibrar com as misturas de Juan Magán, produtor, DJ e músico catalão que tem vindo a incendiar as pistas de todo o mundo com uma sonoridade bastante singular no género “electro latino”.

PUBLICIDADE

Para 29 de julho está praticamente assegurada a contratação de mais um grande nome do panorama artístico internacional, mas que não pode ainda ser tornado público. Confirmado nessa noite está já Boss AC, que volta ao recinto do parque Expo-Desporivo de S. Mateus com os sucessos que o tornaram um dos grandes expoentes do hip hop em Portugal. Antes do autor de Sexta-feira (emprego bom já), atuarão os HMB, que têm vindo a consolidar a sua carreira com base numa fórmula particularmente criativa que evidencia a alma soul dos seus elementos, através da mistura do gospel com as melodias do rhythm and blues.

Sendo certo que o muito aguardado regresso de Pedro Abrunhosa ao palco da Expofacic em 4 de agosto (quarta-feira) deixa antever mais um memorável concerto, o público terá ainda um aliciante aperitivo a preceder a atuação do genial autor de Se eu Fosse um Dia o Teu Olhar. A primeira parte do espetáculo será assegurada por Diogo Piçarra, jovem músico e compositor que depois de uma formação na London Music School e uma carreira consolidada com atuações ao vivo, tem registado um êxito assinalável com “O Espelho”, o seu disco de estreia.

Do programa de 6 de agosto já se sabia das atuações de Miguel Araújo e de António Zambujo, mas além da criatividade, da ironia e dos arranjos musicais singularmente cativantes daqueles músicos, a noite promete acabar em ambiente de euforia com os ritmos frenéticos de Djeff Afrozila, nome artístico de Tiago Barros, jovem autor de temas de sucesso como “Canjika”, “Tambuleno”, “Noba”, “Malembe” e “Sikama”.

Conforme foi oportunamente anunciado, o encerramento da Expofacic, a 7 de agosto, domingo, será com Rui Veloso, que trará a Cantanhede o concerto comemorativo dos seus 35 anos de carreira. Antes disso, subirá ao palco Liliana Luz, jovem fadista natural de Cantanhede que se tem afirmado com uma carreira sólida, na sequência de um percurso ascensional que faz justiça ao seu talento e à qualidade da sua expressão artística.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE