Economia

Fundação e Banco desafiam PME’s a abrir portas a jovens licenciados

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 19-04-2016

A Fundação da Juventude associa-se ao Banco Santander Totta para lançar mais um Programa de Estágios destinado a jovens licenciados há menos de 2 anos e com idades até 28 anos.

PUBLICIDADE

emprego

As entidades de acolhimento são PME’s que podem candidatar-se a uma das 200 bolsas atribuídas às empresas que pretendam acolher e acompanhar os estagiários por um período de 3 meses. As candidaturas para as empresas arrancam a 18 de Abril e prolongam-se até 2 de Maio, altura em que os jovens podem-se candidatar-se às vagas existentes, nas mais variadas áreas de formação.

PUBLICIDADE

Cada estágio decorre sob a supervisão de um orientador a designar pela empresa, o qual deverá acompanhar o desenvolvimento do jovem e o cumprimento do respetivo plano de formação. As candidaturas das empresas e dos próprios jovens são efetuadas diretamente através da plataforma www.fjuventude.pt/pmejovem .

Devidamente acompanhado, o estagiário, atendendo ao contexto formativo, deverá elaborar um relatório final destinado a ser validado e avaliado pelo orientador. Aos jovens estagiários é ainda atribuída uma bolsa mensal de 550 Euros, um seguro de acidentes pessoais e um certificado de estágio, a ser emitido pela Fundação da Juventude, em parceria com o Banco Santander Totta e com a respetiva entidade acolhedora.

PUBLICIDADE

publicidade

Os estágios com a duração de 3 meses decorrem em PME’s nacionais e têm como objetivo integrar recém-diplomados, levando-os a desenvolver tarefas de acordo com um plano individual de estágio elaborado pela entidade de acolhimento.

Segundo Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, «o Programa de Estágios nas PME’s Santander Jovem surge como um importante complemento à formação académica dos recém-diplomados, ao mesmo tempo que promove a integração dos jovens no mundo do trabalho, permitindo às PME’s conhecerem e formarem estagiários com formação superior e com experiência na sua área de atividade».

Para Marcos Soares Ribeiro, Diretor Coordenador do Santander Universidades, «o Banco considera a integração no mercado de trabalho dos recém-licenciados, através da empregabilidade ou o empreendedorismo, um dos desafios mais importantes do Ensino Superior. Neste sentido, temos vindo a apoiar inúmeras ações que visam apoiar este eixo de intervenção. O programa “Santander Jovem” que lançamos agora com a Fundação da Juventude, visa, por um lado, reforçar a oferta de bolsas de estágio a recém-licenciados que lançámos o ano passado e, por outro lado, conjugar esforços com uma entidade que tem uma intervenção firme nesta área».

O Programa Santander Jovem – Programa de Estágios nas PME’s enquadra-se num dos vetores estratégicos de atuação da Fundação da Juventude – Emprego e Empreendedorismo – e constitui um importante fator de enriquecimento curricular assim como aquisição de experiência e conhecimento em contexto laboral.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE