Coimbra

Fundação Beatriz Santos promove Torneio de Basquetebol

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 08-04-2016

A Fundação Beatriz Santos, em colaboração com o Instituto Educativo de Lordemão, desenvolve um projecto que visa a coordenação do desporto com a educação e com a saúde.

PUBLICIDADE

unnamed
Em 2014-2015, iniciou o projecto de basketball de formação e, no espaço de 1 ano, atingiu patamares de captação e execução elevados, tornando-se um dos maiores clubes do distrito de Coimbra no segmento Mini (Sub 12, Sub 10 e Sub 8).

Já esta época desportiva, o basketball iniciou o seu percurso na área da competição formal, com a abertura do escalão Sub 14, e abriu treinos de iniciação para o “escalão” Sub 6, visando que a iniciação ao basketball seja efectuada mais precocemente que o habitual.

PUBLICIDADE

Nestas duas épocas (a segunda está em curso), a Fundação Beatriz Santos organizou vários torneios de grande dimensão (1º, 2º e 3º Torneio Beatriz Santos), os quais no escalão Sub 12 se efectuam durante 3 dias consecutivos, em regime de estágio, com internato (com outro clube do distrito, organizou, ainda, o 1º Torneio Aeminium de Streetbasket).

O Torneio Beatriz Santos é já uma referência nacional, com a participação de alguns dos maiores clubes nacionais.

Equipas como o Dragon Force (Futebol Clube do Porto), o Colégio Luso-Internacional do Porto, o Sporting de Braga, o Gumirães (Viseu), os Atómicos (Aveiro) e o Núcleo de Desporto Amador de Pombal, não esquecendo os grandes clubes do distrito, também eles de dimensão nacional, como a Académica de Coimbra, o Olivais Futebol Clube e o Ginásio Figueirense, entre muitos outros de grande relevância distrital e nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

O Torneio Beatriz Santos é interdisciplinar e, centrando-se no basketball, inclui outras modalidades e actividades, como a natação, os jogos populares, os concursos de ciências e matemáticas, os jogos de mesa, o karaoke e o cinema, sendo, sob quase todos os pontos de vista, o maior torneio Mini do distrito de Coimbra e o único de vulto com quadro competitivo (no escalão Sub 12).

Já no próximo fim-de-semana, realizar-se-á o 4º Torneio Beatriz Santos, ( 250 Atletas ) no sábado, das 08.30h às 23.30h, no Pavilhão do Lordemão Futebol Clube, dedicado aos escalões Sub 10 e Sub 8, mas com extensões Sub 12 (basketball) e Sub6 (actividades lúdicas), constituindo uma oportunidade para as populações de assistência a basketball de elevada qualidade, em escalões Mini.

Frederico Cardoso, Pai de um Aluno do Instituto de Lordemão, salienta que “o que se faz no IEL e o resultado do desporto nos Alunos é fantástico”. Sob o lema “mente sã em corpo são”, afirma ainda que o desporto é o meio de formação pelo qual também “educamos” para o “saber fazer e o saber estar” no desporto e ( na vida!).

Paulo Santos – diretor do Instituto de Lordemão afirma que “ através do desporto contribuímos para a melhoria do rendimento escolar dos nossos Alunos”. No Instituto de Lordemão, a formação é o “jogo” que queremos ganhar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE