Coimbra

Financiamento de concessionária aumenta preço da água na Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-02-2014

O Tribunal de Contas (TdC) considera que o contrato de financiamento da empresa concessionária dos sistemas de abastecimento de água e saneamento da Figueira da Foz é prejudicial ao município e onera o tarifário aplicado aos utentes.

PUBLICIDADE

De acordo com a auditoria do TdC à regulação de parcerias público-privadas no setor da água, o município da Figueira da Foz “acaba por ser prejudicado com o atual contrato de ‘project finance’ da concessionária, na medida em que este integra valores de rácios de cobertura anual do serviço da dívida e da vida do empréstimo totalmente desproporcionados ao risco do projeto”.

Deste modo, o TdC sustenta que, na prática, os referidos rácios “acabam por onerar, significativamente, o tarifário aplicado aos utentes, o que não se afigura razoável no atual contexto orçamental”.

PUBLICIDADE

O contrato de concessão da Figueira da Foz foi assinado, em 1999, entre o município e o consórcio Águas da Figueira, por um prazo de 25 anos, tendo sido objeto de três aditamentos – em 2001, 2004 (altura em que foi estendido para 30 anos) e 2012.

Os aditamentos estão relacionados com a execução de obras e montantes do plano de investimentos, associados “a razões de ordem política e ao cumprimento de metas” definidas pelo Plano Estratégico de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais, refere o Tribunal de Contas.

PUBLICIDADE

publicidade

“Algumas destas alterações poderão consubstanciar um défice de planeamento das necessidades de investimento ao nível das infraestruturas da concessão”, sustenta.

De entre os pontos positivos da concessão, o TdC refere que o terceiro aditamento ao contrato, em 2012, representou “um salto qualitativo ao nível da partilha de riscos” entre o município e a concessionária.

“Apesar de tudo, o balanço da concessão é positivo, encontrando-se mais equilibrada, tendo contribuído para o efeito a celebração do terceiro aditamento ao contrato de concessão”, sublinha o TdC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE