Coimbra

Perigo de inundações! Fim de semana com muita chuva e mais neve

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 07-01-2016

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), salienta, de acordo com a informação prestada, que se espera para os próximos dias o agravamento das condições meteorológicas, com especial destaque para as regiões a norte do rio Tejo e, em particular, as regiões do Minho e do Douro Litoral.

PUBLICIDADE

urso

Destacam-se como principais fatores de risco: Precipitação persistente com picos de maior intensidade (>10 mm/h) durante o dia de amanhã (8 de janeiro) e no domingo (10 de janeiro), podendo os valores acumulados ultrapassar os 200 mm durante este período;   Queda de neve acima dos 1400m (podendo descer pontualmente aos 1200m); Vento a soprar forte com rajadas da ordem dos 90 km/h, no litoral, e 100 km/h, nas terras altas; Agitação marítima na costa ocidental com ondas até 5m.

PUBLICIDADE

publicidade

Informação hidrológica relevante: Escoamento superficial e sub-superficial tendencialmente elevado, suscetível de originar inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, em especial nas bacias hidrográficas dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego. Não é de excluir a eventual ocorrência de situações de cheias associadas ao aumento do caudal das principais linhas de água.  As condições de saturação dos solos mostram-se favoráveis à de ocorrência de deslizamentos de terras, especialmente nas zonas de declive mais acentuado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE