Coimbra

Figueira da Foz estreia a mais alta webcam da região Centro para observar ondas

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 09-04-2014

A Figueira da Foz estreia hoje a mais alta webcam de observação de ondas da região Centro, instalada na marginal fronteira à praia, a mais de 50 metros de altura, disse fonte dos promotores.

PUBLICIDADE

O equipamento, rotativo e instalado no topo do edifício de uma unidade hoteleira, resulta de uma parceria entre o hotel, o movimento SOS Cabedelo e o Surfline – portal de informação sobre o surf – para a disponibilização, 24 horas por dia, via Internet, de imagens em direto das ondas do Cabo Mondego, a norte, até à praia da Cova, a sul do rio Mondego.

“É o concretizar de um sonho antigo de todos os surfistas que vivem longe do mar e que agora o podem ver a entrar por casa dentro”, disse à agência Lusa Eurico Gonçalves, do movimento SOS Cabedelo.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo aquele responsável, as imagens da webcam possibilitam, por exemplo, que surfistas da região de Coimbra – que habitualmente demandam às praias da Figueira da Foz – possam deslocar-se sabendo, “de antemão e em tempo real”, quais as condições de mar.

“Trata-se de uma mais-valia para o turismo de surf, um produto em franca ascensão”, argumentou Eurico Gonçalves.

PUBLICIDADE

Em comunicado, fonte do Surfline destacou a inclusão da Figueira da Foz na rede de vídeo online do portal, que, em Portugal, conta com equipamentos semelhantes instalados em Ribeira de Ilhas (Ericeira), Supertubos (Peniche) e Praia do Norte (Nazaré).

“Um local como este, pela sua força natural e importância, é sem dúvida um dos pontos mais importantes no território português”, adiantou.

Destacou, a esse propósito, a “qualidade e versatilidade” das ondas dos vários areais da zona da Figueira da Foz – com fundos de areia ou rocha e praias com pontões – que “permitem diferentes tipos de surf”.

A apresentação da webcam vai contar com a participação de vários surfistas locais e tem o apoio do Turismo Centro de Portugal, autarquia da Figueira da Foz e Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.

Na ocasião, será visualizado um filme sobre a onda de Buarcos, reconhecida no Plano Estratégico Nacional de Turismo como a direita mais comprida da Europa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE