Coimbra

Festas do concelho animam centro de Seia

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 03-08-2015

Espetáculos com a Orquestra Juvenil da Serra da Estrela, Ala dos Namorados e Miguel Araújo compõem os principais atrativos do programa musical das Festas do Concelho que irão acontecer nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no centro histórico da sede do concelho, na área envolvente à Praça do Município.

PUBLICIDADE

Organizado pela Câmara Municipal de Seia, em parceria com a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, a Associação Empresarial da Serra da Estrela e a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, as Festas do Concelho decorrem, pelo segundo ano consecutivo, em paralelo ao programa religioso da Festa da Nossa Senhora da Assunção (padroeira da cidade), organizado pela Comissão de Festas no dia 15 de agosto.

A segunda edição das Festas contará com cerca de setenta expositores, distribuídos pela Feira de Artesanato, a Mostra Empresarial, das Instituições Particulares e de Solidariedade Social e do restante associativismo, as tradicionais tasquinhas, com petiscos, oferta complementada com animação diária.

PUBLICIDADE

A feira abre no dia 14, pelas 18h, com uma Arruada pela Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia, a que se segue os grupos de Bombos Zés Pereiras “Aikdoy” – Folgosa da Madalena e de Cavaquinhos da Academia Sénior de Seia. Às 21h, a antecipar o concerto da Orquestra Juvenil da Serra da Estrela, agendado para as 22h, decorrerá a visita à feira pelas entidades oficiais.

No dia da Padroeira da Cidade, 15 de agosto, destaque para o programa religioso. O dia começa às 9h, com a Arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Seia, seguido do Percurso da Banda Filarmónica de Loriga pelas ruas da cidade, a Procissão de Receção dos Andores das povoações anexas, às 10:30h, e a finalizar a manhã a Eucaristia cantada pela Banda de Loriga, às 11h. Durante a tarde, a Banda Filarmónica de Loriga fará um concerto junto ao mercado municipal, pelas 16h, às 17:30h tem lugar a Missa Solene cantada pelo Coro de Nossa Senhora da Assunção, encerrando festa religiosa com a habitual Procissão em Honra de Nossa Senhora da Assunção, às 18:30h.

PUBLICIDADE

Entretanto, na praça do Município, pelas 18h, o Grupo de Concertinistas da Folgosa da Madalena abre a feira. Às 21h, o grupo X&Y, um dos projetos musicais que participou na Mostra de Música Moderna de Seia (MMMS) do Festival de Artes, sobe ao palco 2, e às 22:30h o Ala dos Namorados atuam no palco principal.

No dia 16, a animação é proporcionada, a partir das 18h, pelo Grupo de Concertinas do Rancho Folclórico de Paranhos da Beira e pelo Cantus Firmus. No palco 2, à semelhança do dia anterior, é a vez do projeto musical Above the Summit, outro dos grupos participantes na 3ª MMMS, que decorreu em maio. Às 22h está prevista uma largada de balões led e uma hora depois Miguel Araújo atua no palco principal. Durante os três dias, djs garantem a festa pela noite dentro. Na feira será ainda possível ver, no sábado e domingo, Estátuas Vivas, das 19h às 23h30.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE