Coimbra

Festas das Colheitas animam Meãs do Campo

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-09-2014

 De 24 a 31 de agosto, o diversificado programa religioso e profano das festas em Honra de Santo Isidro, protetor dos agricultores, atraiu centenas de convivas, entidades e muitos populares à freguesia de Meãs do Campo.

PUBLICIDADE

Realizados bienalmente pela Junta de Freguesia de Meãs do Campo, “os festejos, apesar de darem muito trabalho, contam com a dedicação da população”, esclareceu o presidente da Junta, Paulo Rama.

“Espero que as festividades que se começaram a fazer em 2009 possam continuar a realizar-se, sendo, igualmente, uma forma de lembrarmos as nossas tradições”.

PUBLICIDADE

Ao sublinhar “a expressão agrícola da freguesia e a riqueza cultural a ela associada”, o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, saudou “a realização da iniciativa junto aos campos onde é produzido o melhor arroz do mundo, o Arroz Carolino do Baixo Mondego, contribuindo para uma festa com um cariz popular muito forte e, ao mesmo tempo, capaz de mostrar o que de melhor existe no concelho”.

Na ocasião o autarca, que esteve acompanhado pelo chefe de gabinete Décio Matias e pelo vereador Abel Girão, fez questão de “destacar o trabalho notável que o Agrupamento de Escuteiros de Meãs realizou aos longo dos festejos, tendo demonstrado que estão preparados para futuros desafios”.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da Câmara referia-se à tasquinha solidária dos Escuteiros que “pretendeu ser uma rampa de lançamento para outras atividades”, revelou Jorge Dentinho, chefe do Agrupamento 1366 – Meãs do Campo.

“Ser escuteiro é também estar envolvido e interagir com a população”, esclareceu, acrescentando ter sido “muito gratificante ver a adesão das pessoas mas, sobretudo, ver a alegria, a energia e a entrega dos elementos dos escuteiros a esta atividade”.

Ao longo dos três dias de festa o convívio foi mais que muito e, no dia 31, os festejos tiveram um dos seus momentos mais bonitos e plenos de significado: a saída junto à igreja matriz do cortejo religioso, com muitos dos participantes trajados à moda antiga, seguindo-se a missa campal e a bênção dos Campos.

Uma mostra dos usos e costumes das gentes das Meãs, com uma tradicional matança do porco e com as atuações do Grupo Folclórico da ACDR de Meãs do Campo e do Grupo de Concertinas “Os Amigos do Fonseca” encerraram, com chave de ouro, as Festas das Colheitas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE