Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Câmaras

Fernando Ruas deseja que Manuel Machado lhe suceda na presidência dos Municípios

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 01-10-2013

Os novos dirigentes da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) serão eleitos no próximo congresso da associação, que se realizará no dia 23 de novembro, em Santarém, anunciou hoje  social democrata Fernando Ruas, que “falou” em Manuel Machado como seu eventual sucessor, em representação do PS, que  passa a deter a maioria das câmaras municipais, mas Notícias de Coimbra sabe que o nome do regressado presidente da Câmara Municipal de Coimbra não é consensual entre os seus pares, havendo quem prefira José Luís Carneiro, o reeleito presidente da autarquia de Baião.

PUBLICIDADE

O congresso será “algo particular”, pois, por decisão da sua comissão organizadora, será iniciado com “a acreditação [dos participantes] e eleição dos novos” dirigentes, de modo a que “sejam já eles a fazerem de relatores”, revelou hoje, em Coimbra, o presidente cessante da ANMP.

O novo presidente da ANMP, cargo que tem sido desempenhado, nos últimos três mandatos, pelo social-democrata Fernando Ruas, será um autarca socialista, uma vez que o PS passou a ser o partido que maior número de câmaras passa a deter, na sequência das eleições autárquicas de 29 de setembro.

PUBLICIDADE

publicidade

Além do Conselho Diretivo, também os outros órgãos da Associação refletirão os resultados eleitorais, devendo, no entanto, manter-se o “acordo de cavalheiros”, que assegura a liderança do Conselho Geral (que acumula com a presidência da Mesa do Congresso) ao segundo partido mais votado, e do Conselho Fiscal à terceira maior força no poder local.

Este “acordo de cavalheiros sempre se cultivou na Associação”, sublinhou Fernando Ruas, considerando esperar que se “mantenha essa tradição” e que não vê “nenhuma razão para ser alterada”.

PUBLICIDADE

Na composição do futuro Conselho Diretivo (eleito pelo método de Hondt), o PS deverá passar a ter nove representes (contra os atuais oito), o PSD baixará de oito para seis e o PCP aumentará de um para dois membros.

“A Associação decidiu – e bem – dizer aos independentes que, se se entenderem [entre si], podem indicar” representantes seus para o Conselho Geral, único órgão ao qual deverão ter acesso, em função da sua expressão eleitoral, adiantou Fernando Ruas, recordando que “já aconteceu uma vez” os independentes terem um autarca em sua representação naquele órgão.

Os resultados obtidos nas eleições de domingo pelas candidaturas independentes (13 presidências de câmara) deverão equivaler a dois lugares no Conselho Geral, estimou o presidente cessante da ANMP.

Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu há 24 anos, sucedeu na liderança da ANMP, em 2001, ao socialista Mário de Almeida (presidente da Câmara de Vila do Conde), que também cumpriu três mandatos.

O primeiro presidente da ANMP, constituída em 1985, foi o social-democrata Torres Pereira, então presidente da Câmara de Sousel.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com