Câmaras

Fantasias de Natal

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-12-2013
Vereadora do Turismo, Presidente da Câmara e Presidente da Agência de Promoção

Vereadora do Turismo, Presidente da Câmara e Presidente da Agência de Promoção

A Câmara de Coimbra vai aproveitar o natal e a passagem de ano para animar a Baixa e, também assim, contribuir para a revitalização da área comercial da zona histórica da cidade, disse hoje Manuel Machado.

PUBLICIDADE

O presidente do município falava numa conferência de imprensa para apresentação do programa de animação da Baixa da cidade na época de natal, em que também participaram a vereadora Carina Gomes, responsável pelos pelouros do turismo e da cultura, e o presidente da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), Armindo Gaspar, parceira da autarquia na iniciativa.

Vão ser investidos na iluminação de algumas das principais ruas e largos da Baixa cerca de 15 mil euros, montante idêntico ao aplicado em 2012, mas alargando as decorações luminosas a mais espaços daquela zona, como a Rua da Sofia e o Terreiro da Erva, exemplificou a vereadora Carina Gomes, sustentando que, neste plano, será “feito mais com o mesmo dinheiro” que foi aplicado no ano passado.

PUBLICIDADE

publicidade

Na maior parte das artérias daquela zona da cidade haverá animação sonora, com música alusiva ao natal, estando, por outro lado, programadas ações, a partir de sábado, nos mais diversos locais, desenvolvidas por diferentes grupos de Coimbra.

A chegada do pai natal à Baixa, à Praça 8 de Maio, num carro antigo dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, às 11:00 de sábado, abre o programa de animação natalícia, que também inclui iniciativas como uma feira de artesanato urbano (dia 14, na Praça do Comércio), uma campanha de solidariedade, espetáculos itinerantes, exposição e venda de presépios artesanais, exibição de filmes para a infância e espetáculos musicais na rua e em diferentes espaços da cidade.

PUBLICIDADE

Mais de duas centenas de estabelecimentos comerciais, entre o cerca de meio milhar que operam naquela área histórica da cidade, já manifestaram a intenção de estarem a funcionar durante os fins de semana até ao natal, anunciou Armindo Gaspar.

O presidente da APBC acredita que, além daquelas, outras lojas estarão abertas aos sábados e domingos neste período, mas apela às pessoas para que façam as suas compras de natal no comércio tradicional, pois “sem comércio não pode haver uma Baixa viva”.

A passagem de ano em Coimbra também será assinalada na Baixa da cidade, ao contrário daquilo que tem sucedido, igualmente com a intenção de contribuir para a revivificação desta zona da cidade, salientou o presidente da Câmara, adiantando que serão promovidas ações de animação, na passagem de ano, em diversos espaços da Baixa e artérias de ligação entre si.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE