Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Exposição mostra calçado que toda a gente pode usar, mas desenvolvido para pessoas com paralisia cerebral

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 04-12-2015

São 12 protótipos de sapatos, botas e sapatilhas, todos desenhados a pensar nas necessidades das pessoas com paralisia cerebral mas sem esquecer a vertente estética, e que estarão expostos no Centro de Reabilitação da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) até 30 de janeiro do próximo ano.

PUBLICIDADE

c

Na inauguração da exposição ‘Rita.Red.Shoes cerebralpalsy.designproject’, que teve lugar no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), foi explicado qual o desafio feito aos alunos do Mestrado em Design Industrial e de Produto da Universidade do Porto: «Desenhem sapatos que vocês próprios gostassem de usar». A revelação partiu de Cristina Soutinho, fisioterapeuta da APCC, que sublinhou ainda que o calçado é sempre uma questão muito pertinente para quem lida com a paralisia cerebral.

PUBLICIDADE

publicidade

A designer Lígia Lopes, coordenadora do projeto, explicou depois que o repto lançado tinha tudo para ter uma resposta à altura. «Existe um estigma relativo ao calçado adaptado, mas o estigma é um problema que os designers podem ajudar a solucionar», afirmou.

Um eventual desenvolvimento futuro dos protótipos agora desenvolvidos para uma fase de produção e comercialização está agora dependente de encontrar um parceiro adequado. Uma das soluções poderá ser a comercialização destes mesmos modelos para o público em geral – dado que foram pensados com esse objetivo – de forma a financiar assim a vertente das pessoas com paralisia cerebral.

Os 12 objetos que são mostrados na exposição ‘Rita.Red.Shoes cerebralpalsy.designproject’ são o resultado do projeto do mesmo nome, desenvolvido por alunos das Faculdades de Engenharia e de Belas Artes da Universidade do Porto, com o apoio da APCC (que prestou assessoria técnica e científica, com o envolvimento de Cristina Soutinho e do ortopedista pediátrico Deolindo Pessoa) e outros parceiros.

PUBLICIDADE

O projeto foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, coordenada por Lígia Lopes (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) em coorientação com o também designer Matt Dexter (Sheffield Hallam University, Reino Unido), tendo a cantora Rita Red Shoes como ‘madrinha’.

A exposição ‘Rita.Red.Shoes cerebralpalsy.designproject’ faz parte do programa das comemorações dos 40 anos da APCC, que integrou também, entre outras iniciativas, o “Coimbra a Brincar”, a celebração do Dia Nacional da Paralisia Cerebral e a Conferência Internacional – Paralisia Cerebral.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com