Cidade

EUSA Games 2018: Coimbra demora 2 anos a constituir o Comité Organizador

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 05-04-2016

A 5 de abril de 2014, o Comité Executivo da Associação Europeia de Desporto Universitário, anunciava em Denizli, na Turquia, que Coimbra seria a cidade anfitriã dos Jogos Europeus Universitários 2018 (EUSA Games), em resultado de uma candidatura conjunta da Universidade de Coimbra, da Associação Académica de Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra e da Federação Académica de Desporto Universitário.

PUBLICIDADE

estádio universitário

No dia em que se assinalam dois anos sobre o anúncio da candidatura vencedora, é constituído o Comité Organizador dos EUSA Games 2018, evento que em julho de 2018 vai trazer a Coimbra cerca de cinco mil jovens atletas, oriundos de 40 países.

PUBLICIDADE

publicidade

Foram precisos 2 anos para Coimbra criar o “Comité”! Não deve ter sido fácil elaborar tantos rascunhos, esboços, drafts para protocolar quem é quem na entidade que vai gerir o encontro de estudantes.

Este Comité é composto pelo Secretário-Geral Mário Santos, da Universidade de Coimbra (UC), e pelos vogais Carlos Cidade, em representação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), João Carocha, designado pela Associação Académica de Coimbra (AAC), e Ricardo Morgado, nomeado pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

PUBLICIDADE

O Reitor João Gabriel Silva sublinha que os Jogos Europeus Universitários, «que trarão cerca de 5000 atletas universitários europeus a Coimbra em julho de 2018, serão o maior evento desportivo em Portugal dos próximos anos.»

Antes de receber os Jogos Europeus Universitários, com 16 modalidades em competição, envolvendo cerca de 250 universidades europeias, o Comité Organizador, hoje formalizado, assegurou a realização em Portugal de duas competições universitárias. Assim, entre os dias 7 e 11 do próximo mês de junho, a UC acolhe o Campeonato do Mundo Universitário de Canoagem, seguindo-se a realização do Campeonato Europeu Universitário de Judo, Taekwondo e Karaté em 2017, também na cidade dos estudantes.

De referir que a realização dos EUSA Games em Coimbra já suscitou a reabilitação dos Pavilhões 1 e 3 do Estádio Universitário de Coimbra, um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros que melhorará para muitos anos as condições da prática desportiva em Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE