Desporto

Estudantes de Informática conectados em Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 25-03-2015

Realiza-se, entre os dias 27 e 30 de março, em Coimbra, o 10º Encontro Nacional de Estudantes de Informática (ENEI), um evento anual organizado por e para estudantes, que tem como objetivos despertar o interesse e o debate sobre temas atuais da área da informática e aproximar os alunos do mundo empresarial.

PUBLICIDADE

Esta iniciativa conta com um vasto leque de oradores e personalidades influentes na área da informática e estima-se que vá reunir mais de 400 estudantes de todo o país.

Durante o dia, o plano de atividades foca-se na formação, incluindo palestras e workshops com oradores de prestígio, networking, contacto com o mundo empresarial e concursos. Desenvolvimento de Jogos, Segurança, Desenvolvimento para a Web e Inteligência Artificial são algumas das temáticas que se destacam nesta 10ª edição.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre os oradores confirmados estão Constantinos Antonio u(Associate Professor NTUA Greece); Elizabeth Wanner(Professora Associada e Investigadora, CEFET-MG, Brasil) e Pedro Sarmento (Manager, Accenture).

Uma das novidades desta edição é a participação de alunos do Ensino Secundário num programa de um dia especialmente adaptado a estudantes mais novos. O objetivo é apresentar ferramentas que os ajudem a seguir uma carreira profissional na área da Informática e dar a conhecer o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Outro destaque é a realização de almoços entre os participantes e vários oradores e empresas presentes neste encontro, que vão proporcionar um momento único, informal e de grande proximidade.

A diversão noturna, com muita animação e interação entre os estudantes, é a outra face do evento, que inclui a oportunidade de conhecer o espírito noturno de Coimbra, sem esquecer as atividades tradicionais como é o caso da Monumental Febrada.

Outro dos eventos de relevo nesta edição é a conferência Informática 2020, uma discussão sobre Informática na sua ligação entre universidades, o mundo empresarial e o caminho a seguir para alcançar sucesso no futuro enquanto estudante, jovem empreendedor ou profissional. Inserida no âmbito das Comemorações dos 725 anos da Universidade de Coimbra, esta conferência realiza-se no dia 28 de março, sábado, às 18 horas, no Auditório da Universidade de Coimbra. A entrada é livre.

Com a moderação de Vasco Trigo, jornalista de Ciência, esta conferência conta com a presença de Gonçalo Quadros (CEO, CRITICAL Software), José Basílio Simões (CEO, ISA Energy),Jorge Miguel Figueira (Chefe de Divisão, DITS Universidade de Coimbra), Armando Alves (Head Of Social Media, Fullsix Portugal) e Carlos Fonseca (Docente/Investigador, Universidade de Coimbra).

O principal objetivo desta sessão é discutir o futuro da Informática em torno de questões como: a geração de conhecimento nas universidades, o futuro dos centros de investigação, a transferência de conhecimento para o meio empresarial, o estabelecimento de start-ups, os seus principais desafios para crescer, a importância da comunicação, da imagem e do marketing para atraírem financiamento e mercado.

Tendo começado em Coimbra e passado por Évora, Guarda, Aveiro, Vila Real, Lisboa e Porto, o ENEI é cada vez mais um palco importante para troca de experiências e conhecimentos, sendo já uma referência para os alunos de informática do ensino superior.

O 10º Encontro Nacional de Estudantes de Informática é organizado pelo Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica de Coimbra (NEI/AAC).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE