Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Escola de Enfermagem apresenta guia sobre prevenção e tratamento de úlceras por pressão

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 05-02-2015

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) apresenta, hoje (09:30), a versão portuguesa do novo guia sobre prevenção e tratamento de úlceras por pressão, que foi desenvolvido pelos painéis consultivos europeu e americano para esta área das feridas (European Pressure Ulcer Advisory Panel e National Pressure Ulcer Advisory Panel), juntamente com a Pan Pacific Pressure Injury Alliance.

PUBLICIDADE

unnamed (31)

“Prevenção e Tratamento de Úlceras por Pressão: Guia de Consulta Rápida” é o título desta publicação , cuja tradução para português foi feita pela ESEnfC e que será apresentada após a cerimónia de abertura do III Congresso Internacional de Feridas, que a ESEnfC organiza nos dias 5 e 6 de fevereiro, nas respetivas instalações, em S. Martinho do Bispo (Polo B).

PUBLICIDADE

publicidade

O guia, cuja versão original foi publicada em setembro de 2014, apresenta recomendações (guidelines) sobre avaliação, diagnóstico, prevenção e tratamento das úlceras por pressão, feitas com base na melhor evidência científica disponível, que podem ser utilizadas na tomada de decisão e nos cuidados prestados pelos profissionais de saúde em todo o mundo.

«O guia é direcionado a todos os profissionais de saúde, independentemente da disciplina clínica, que estejam envolvidos na prestação de cuidados a indivíduos em risco de desenvolver ou com úlceras por pressão já desenvolvidas. Este guia destina-se a ser aplicado em todos os contextos clínicos, incluindo hospitais ou instituições de reabilitação, cuidados continuados e assistência domiciliária e, a menos que seja especificamente indicado, pode ser considerado adequado a todos os indivíduos, independentemente do seu diagnóstico ou outras necessidades de cuidados de saúde», lê-se na introdução do documento.

PUBLICIDADE

A versão portuguesa deste guia de consulta rápida contou com a coordenação dos professores Luís Paiva e Verónica Coutinho e com a tradução de Ana Fernandes e Patrícia Ribeiro.

O III Congresso Internacional de Feridas abordará outros temas, como a “A importância da nutrição na prevenção de feridas” e a “Qualidade de Vida relacionada com feridas crónicas” (títulos de conferências previstas para estes dois dias de trabalhos).

Haverá, também, quatro mesas-redondas: “As alterações da pele durante o ciclo vital”, “Questões emergentes sobre tratamento de feridas”, “Feridas em unidades de cuidados continuados” e “Feridas de difícil cicatrização” (serão analisados a ferida oncológica e os enxertos de pele).

O III Congresso Internacional de Feridas compreende, igualmente, um conjunto de workshops sobre “Pé diabético”, “Terapia compressiva”, “Epidermólise Bolhosa”, “Terapia por vácuo”, “Simulação em Feridas”, “Infeção e antisséticos”, “Úlceras por pressão”, “Queimados”, “Estomas de eliminação” e “Desbridamento Biológico -Larvoterapia”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com