Coimbra

Escola de Coimbra deu curso a docentes no México

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 15-10-2015

Professores da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) deslocaram-se, no início do mês, ao México, para darem formação em Simulação no Ensino de Enfermagem a 28 docentes de diversas escolas e faculdades daquele país latino-americano.

PUBLICIDADE

unnamed

A formação – “Taller Internacional de Simulación en Educación Enfermera: Curso para Formadores” – decorreu na Escola Nacional de Enfermagem e Obstetrícia (ENEO) da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) e foi assegurada por uma equipa de seis docentes da ESEnfC com elevado nível de especialização naquela área e que teve o apoio da equipa local da ENEO.

PUBLICIDADE

publicidade

O coordenador da formação, professor doutor José Carlos Martins, destaca o «caráter inovador da ENEO, que, com a ajuda da ESEnfC, está a querer ser líder no seu país nos processos de mudança para a utilização da simulação de alta-fidelidade no ensino de Enfermagem».

A simulação é encarada como uma importante estratégia no ensino de graduação, pós-graduação e educação permanente dos profissionais de Enfermagem, dado o inerente desenvolvimento de competências por resolução de cenários simulados, conjugado com a reflexão sobre a ação e para a ação.

Através da prática simulada com simuladores de alta-fidelidade e em ambientes também de alta-fidelidade, estudantes e enfermeiros adquirem capacidades num ambiente controlado e isento de riscos.

PUBLICIDADE

Por outro lado, a simulação no ensino é valorizada pelos estudantes por aumentar a perceção cognitiva e psicomotora para a prática clínica real que os espera e que, além disso, sempre suscita apreensão.

Neste curso integraram a equipa de formadores os professores Maria da Conceição Bento (Presidente da ESEnfC), Fernando Amaral, José Carlos Martins, Isabel Fernandes, Rui Baptista e Verónica Coutinho.

Esta foi uma das iniciativas do projeto “Simulação no Ensino em Enfermagem” que a ESEnfC tem sediado na sua Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE