Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Ereira em festa com Festival da Enguia

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 27-10-2014

Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Cultural Desportiva e Social (ACDS) da Ereira realizou o Festival da Enguia. No dia 26 de outubro, a sede da instituição ereirense encheu-se de comensais para uma animada celebração gastronómica e cultural.
No decorrer da iniciativa, o presidente da Câmara, Emílio Torrão, referiu: “Mais uma vez, a freguesia da Ereira volta a dar mostras de que sabe receber bem e que as suas instituições estão empenhadas em promover a gastronomia local sendo, ao mesmo tempo, um exemplo daquilo que o associativismo pode e deve ser”.

PUBLICIDADE

No evento que contou com a presença do secretário da Junta de Freguesia da Ereira, António Coelho, do vereador Jorge Camarneiro, do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, e da adjunta do Presidente da Câmara, Diana Andrade, o autarca montemorense destacou: “É um orgulho ver o dinamismo da ACDS da Ereira e desejo que continue a defender e a promover a gastronomia e a cultura da freguesia e do concelho”.

Para o presidente da direção da associação, Fernando Cação, “este é mais um evento em que queremos divulgar a nossa gastronomia e lembrar que, a par da lampreia, existem outros produtos que têm e que merecem ser divulgados, nomeadamente a enguia e o peixe do rio”. “É um orgulho ver que ano após ano continuamos a ter público e que todos aqueles que nos visitam fazem questão em regressar”, asseverou.

PUBLICIDADE

publicidade

Ensopado de enguias, peixe do rio frito, enguias fritas, arroz doce e papas de moado foram as iguarias que integraram a ementa e fizeram as delícias de cerca de uma centena de convivas.
Clara Silva e Rosália Albuquerque voltaram a ser as responsáveis pela preparação do saboroso repasto e apesar “do muito trabalho” afiançaram divertidas: “É sempre um enorme gosto que quem nos visita fique satisfeito e surpreendido com a nossa comida”.

O divertido lema do evento, “Um Festival bem amanhado”, continua a fazer sentido e foram consumidos no festim gastronómico mais de 70kg de enguias, 30 de batatas, 15 pães grandes torrados, 20 kg de peixe do rio – barbo, carpa, tainha e achigã –, bem como 10kg de arroz doce e 6kg de papas de moado.

PUBLICIDADE

O Festival da Enguia contou ainda com momentos de animação a cargo do grupo MusicalBand, um ponto de venda de Arroz Carolino produzido na Ereira e uma mostra de artesanato com os artesãos António Martinho e Joaquim Filipe.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com