Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Equipa de investigação da Faculdade de Medicina distinguida na Áustria

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 17-12-2014

Olavo Viegas_segundo_à esquerda

PUBLICIDADE

Uma equipa de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) venceu o prémio de “Melhor Comunicação Oral”, na categoria de Young Scientist Presentations, no Congresso “PENN ENDO GLOBAL SYMPOSIUM 2014 & AUSTRIAN SOCIETY OF ENDODONTOLOGY ANNUAL MEETING”, que decorreu em Viena, Áustria.

O estudo, que tem como primeiro autor, Olavo Guerreiro Viegas, avaliou a adesão à dentina radicular de dois novos materiais à base de silicato de cálcio (Biodentine™ e MicroMega MTA™) em comparação com a do cimento padrão
(ProRoot® MTA), sujeitos a diferentes condições de pH durante a reação de presa.

PUBLICIDADE

publicidade

O Biodentine™ revelou os valores mais elevados de adesão, independentemente das condições, e menor vulnerabilidade à diminuição do pH ambiente. O MicroMega MTA™ apresentou forças de adesão abaixo das do material padrão e das expectáveis para a aplicação clínica pretendida.

Segundo Olavo Guerreiro Viegas, «o cimento padrão é utilizado diariamente na prática clínica em Medicina Dentária. Novos materiais surgiram com o intuito de corrigir algumas das falhas do cimento padrão. Os novos materiais não coloram os dentes e o seu tempo de presa é inferior, o que permite que diversos tratamentos sejam concluídos numa só ida ao consultório. Estas características, aliadas à sua capacidade de adesão à dentina em diferentes condições de pH, fazem do Biodentine™ uma alternativa ao material padrão, devendo este ser considerado para uma utilização diária».

PUBLICIDADE

O trabalho, coordenado por João Miguel Marques dos Santos, teve a colaboração  do Departamento de Engenharia Mecânica da UC e do IBILI  -Instituto Biomédico de Investigação de Luz e Imagem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com