Vamos

Entre em Terrenos Baldios. Não paga nada!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 12-04-2015

Inspirado por “Ver a pé, andar de perto”, mote da programação deste biénio, o Teatrão propõe uma experiência mais próxima com o público, convidando-o a interagir directamente com os atores. Esta nova produção foi criada e encenada pela atriz e bailarina Joana Mattei, vinda de São Paulo e colaboradora do Teatrão em produções anteriores (a exemplo: Ink, O Gnomo e O Círculo de Giz Caucasiano). Este regresso juntou as ideias da encenadora com as novas propostas de proximidade do Teatrão.

PUBLICIDADE

unnamed (11)

A criação deste espetáculo partiu também do estudo das obsessões dos atores, enquanto micro-universo de reflexão que permitisse questionar os desejos comuns da cidade e do país. Estas obsessões foram encaradas como «desvios» num «caminho» para o qual o espetáculo aponta hipóteses. Por isso mesmo, também o cenário não foi criado de forma tradicional, e relaciona-se com as conclusões da reflexão de partida. Podemos dizer que é «descartável», e foi construído através de um desafio lançado ao público num pedido de coleta de materiais anunciado nas redes sociais.

PUBLICIDADE

publicidade

Estes Terrenos Baldios, performáticos, assemelham-se aos outros por serem um espaço de possibilidades, ao mesmo tempo, ocupado e a ocupar. Para testar uma última vez estes conceitos, o Teatrão decidiu abrir as portas da OMT para uma semana de Laboratório com o público. Nas sessões (gratuitas) entre os dias 14 e 18 de abril, a companhia apresenta o espetáculo à interação do público, experimentando fórmulas e convites à ação, num contexto diferente do habitual.

A proximidade de experiências passa, assim, do mote geral da programação para a vivência concreta de uma produção própria. Este espetáculo precisa do contacto com o público, ainda antes de estrear, e promete mantê-lo com conversas informais com os atores no final de algumas sessões. Para a temporada de maio, além de datas para escolas, o Teatrão prepara ainda, com a colaboração da professora de física Conceição Ruivo, um ciclo de conversas para discutir a forma como habitamos o tempo presente.

PUBLICIDADE

TERRENOS BALDIOS

encenação de Joana Mattei
com Ana Bárbara Queirós, João Santos e Nuno Carvalho
Temporada de laboratório // contribuição do público para o espetáculo
de 14 a 18 de abril
terça a sexta às 21h30
sábado às 17h e às 21h30
ENTRADA GRATUITA (sujeita a reserva)

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE