Coimbra

Embaixadora de Timor e Ximenes Belo visitaram Cantanhede

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 03-08-2015

A embaixadora de Timor em Portugal, Maria Paixão da Costa, e o antigo Bispo de Dili e Prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo, deslocaram-se a Cantanhede a convite do presidente da autarquia, João Moura. O líder do executivo camarário cantanhedense recebeu as duas personalidades timorenses na Câmara Municipal, encontro que contou também com a presença da vice-presidente da edilidade, Helena Teodósio, e do vereador da Cultura, Pedro Cardoso.

PUBLICIDADE

Nos Paços do Município, João Moura mostrou aos convidados a galeria das ilustres figuras locais representadas no salão nobre, explicou os contornos do processo de desenvolvimento do município e abordou as áreas de cooperação possíveis em função da realidade económico-social do concelho.

No final da receção, Maria Paixão da Costa e D. Ximenes Belo estiveram no Biocant Park, onde o presidente da Câmara Municipal deu conta da atividade aí desenvolvida, e visitaram a Adega Cooerativa de Cantanhede.

PUBLICIDADE

O antigo Bispo de Dili, recorde-se, visitou Cantanhede em 2008, por ocasião das comemorações de 25 de Abril, tendo sido agraciado na altura com a Medalha de Ouro da Cidade, nos termos de uma deliberação fundamentada com base «nas corajosas posições que D. Ximenes Belo tomou em defesa da causa da autodeterminação de Timor Leste e que viriam a alcançar projeção mundial com o Prémio Nobel da Paz, em 1996, além de outros importantes distinções atribuídas por prestigiadas instituições internacionais».

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE