Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Embaixador dos EUA elogia tecnologia produzida em Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 17-11-2015

O embaixador dos EUA em Portugal, Robert A. Sherman, visitou hoje, pela primeira vez, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), onde reuniu com o presidente, Manuel Machado.

PUBLICIDADE

CMC

Segundo a CMC, o diplomata afirmou que a tecnologia produzida em Coimbra se encontra ao melhor nível mundial, referindo-se a empresas que resultam da transferência de tecnologia entre a Universidade de Coimbra e o tecido económico, sublinhando que quer trazer para a cidade investidores, criação de emprego e realização de proventos.

PUBLICIDADE

publicidade

A autarquia local acrescenta que base desta convicção  esteve também uma visita que Sherman promoveu em junho último: a vinda de Craig Mello (descendente de açorianos), Nobel da Medicina em 2006, a Portugal, num périplo que contemplou Coimbra e outras cidades cidade portuguesas.

No final da visita, Robert A. Sherman reconheceu a Craig Mello que, não sendo ele um especialista, qual era a opinião do Nobel da Medicina sobre o nível científico e tecnológico de Portugal, ao que o laureado respondeu encontrar-se entre os melhores do mundo.

PUBLICIDADE

Robert A. Sherman entende que o país que representa e o Município de Coimbra podem desenvolver atividades juntos e que a embaixada que lidera tem como prioridade dar assistência a start-ups, inovadores e empreendedores.

Em particular, o diplomata norte-americano referiu que as mulheres são cada vez mais qualificadas e que um dos seus objetivos passa por apoiá-las na criação de empresas. Já na próxima Primavera, vão mesmo promover um workshop para melhorar as competências das mulheres no mundo dos negócios.

Na opinião do representante norte-americano, Coimbra é uma grande cidade, e depois de ter conhecido um pouco mais sobre ela, ficou a perceber por que é que se encontram aqui importantes raízes da portugalidade.

Por seu turno, Manuel Machado demonstrou total recetividade em acolher as iniciativas promovidas por norte-americanos, sobretudo na área económica. “Nos tempos muito difíceis em que vivemos, os problemas têm que ser resolvidos pelo conhecimento entre os povos”, afirmou. O edil convidou Robert A. Sherman a visitar o futuro Centro de Convenções e Espaço Cultural do Convento de São Francisco, na próxima Primavera, tendo reafirmado que esta nova “área de oportunidades” ficará concluída no final do ano em curso.

O presidente da CMC explicou ao seu interlocutor o motivo que contribuiu para um novo paradigma que faz de Coimbra uma cidade e um concelho já com fortes pergaminhos ao nível das mais modernas tecnologias. “Durante muito tempo, Coimbra olhou para o seu passado, que é valioso, mas por volta da mudança de século assumiu outra ligação entre a ciência e a Economia”, explicou, acrescentando também que “hoje, a relação entre a cidade e a Universidade de Coimbra é saudável e construtiva.”

O autarca citou inclusive algumas empresas de ponta, como a Feedzai, Critical Software, WIT, que já dispõem de sucursais nos EUA, ou a BeAnywhere, que foi recentemente adquirida pela empresa Texas Solar Winds, líder mundial na gestão de parques eólicos. “Coimbra é uma cidade antiga, mas não é velha”, comentou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com