Saúde

Ébola em Poiares

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 19-12-2014

No âmbito da preparação de resposta a eventuais casos de doença por vírus Ébola em Portugal, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), através do Departamento de Saúde Pública (DSP) e em colaboração com a Direção Geral de Saúde (DGS) realizou durante a manhã de hoje, no Centro de Saúde de Poiares, unidade do Agrupamento de Centro de Saúde do Pinhal Interior Norte, um exercício de simulação de um caso provável de ébola.

PUBLICIDADE

O exercício, acompanhado por técnicos do DSP da ARSC e da DGS, teve como objetivos testar, simultaneamente, a capacidade de resposta de uma unidade de Cuidados de Saúde Primários perante um caso suspeito de ébola e o transporte do doente por parte do INEM. Pretendeu-se, na prática, avaliar a capacidade de deteção, validação e encaminhamento, bem como testar os mecanismos de identificação e vigilância dos contactos.

De acordo com os técnicos, o exercício foi muito profícuo, tendo decorrido em ambiente de serenidade no decurso das várias etapas, e os ensinamentos apreendidos serão vertidos num relatório final, no qual constará um conjunto de recomendações que poderão ser adotadas pelos outros ACES da região Centro.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE