Cidade

É oficial! Aprovados horários de cafés, bares, restaurantes e discotecas

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 01-03-2016

A Assembleia Municipal de Coimbra acaba de aprovar os  novos horários dos Cafés, Bares, Restaurantes e Discotecas situados na zona do “Património da UNESCO”.

PUBLICIDADE

shot

O regulamento municipal foi aprovado com:  19 Votos a favor: (PS); 15 Votos Contra( PSD, CDS, e CPC) e 7 Abstenções 7 (CDU).

PUBLICIDADE

publicidade

Depois desta aprovação pelos deputados municipais, o Regulamento entra em vigor 15 dias após a sua publicação no Diário da República.

Esta votação ocorreu depois da  Câmara Municipal de Coimbra ter aprovado, a 14 de janeiro, um Regulamento Municipal de Horários dos Estabelecimentos Comerciais, destinado exclusivamente ao denominado centro histórico que “é Património da UNESCO”.

PUBLICIDADE

– Cafés, Cervejarias, Tabernas, Restaurantes e Lojas de Conveniência podem abrir entre as 6 e as 2 manhã.

– Bares devem funcionar entre as 7 e as 3 horas.

– Os espaços  de restauração e bebidas com recinto de dança ou onde se dance podem estar abertos entre as 7 e as 4 horas.

– As discotecas, boites e dancings podem  exercer a actividade entre as 12 e as 6 horas.

– As esplanadas podem funcionar entre as 8 e as 24 horas entre novembro e fevereiro e entre as 8 e as 2 da manhã no período de março a outrubro.

O regulamento apenas condiciona os horários dos estabelecimentos situados na Zona de Protecção do Património Mundial da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia (abrange zonas como a Sá da Bandeira, Sé Velha ou Praça da República), por isso, quem tiver ou quiser abrir espaços noutras zonas com maior densidade populacional (como a Solum, Celas, Santa Clara, Olivais, Pedrulha, Ceira, Taveiro…) pode praticar o horário que entender.

Recordamos que este regulamento é omisso em relação ao controlo das multidões que consomem bebidas nos denominados botellóns, que sem controlo de qualquer tipo bebem nas ruas e praças o que trazem de casa ou compram nos estabelecimentos que vendem bebidas para a rua.

Este novo  regulamento surge depois de um primeiro  documento  ter sido retirado da ordem de trabalhos das reuniões de 23 de novembro e 9 de dezembro e 6 meses depois do inicio da consulta pública que contou com a participação de duas dezenas de cidadãos e empresas.

O novo Regulamento foi aprovado na CMC com os votos a favor  do PS, contra do CPC e do PSD e a abstenção da CDU.

esplanadasbares

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE