Política

Durão diz que 25 de Abril foi o O dia mais importante e mais belo da sua vida

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 24-04-2014

 O presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, disse hoje que o 25 de Abril de 1974 foi o “dia mais importante e mais belo” da sua vida, nos planos cívico e público.

PUBLICIDADE

“Na altura [com 18 anos] vivia em Almada, apanhei o primeiro cacilheiro e vim para o largo do Carmo. Assisti à queda de um regime de 48 anos em direto e no próprio local”, disse hoje Durão Barroso aos jornalistas.

Em declarações em Cantanhede, à margem da inauguração de uma unidade de investigação de biotecnologia, o ex-primeiro-ministro frisou que 40 anos após a revolução “Portugal evoluiu muito”, nomeadamente graças à adesão à então CEE, hoje União Europeia.

PUBLICIDADE

“Foi isso que ajudou Portugal a sair de uma situação de subdesenvolvimento, com níveis de analfabetismo elevadíssimos, com mortalidade infantil muito alta, com uma esperança de vida muito baixa. Portugal progrediu muito, é verdade que hoje em dia temos muitos problemas ainda, o maior problema é o desemprego, mas é verdade que o país, hoje, é muito mais moderno, muito mais forte, muito mais próspero”, afirmou.

“E, sobretudo, é um país em liberdade. Um país em que as pessoas, se não gostam de uma situação, podem mudá-la livremente. Não é como antigamente, antes do 25 de Abril, em que uma pessoa criticava o Governo e ia para a prisão”, sustentou.

PUBLICIDADE

Afirmando ter uma visão “muito positiva” do país, 40 anos após o 25 de Abril, Durão Barroso avisou, no entanto, que “há muito mais” a fazer, sobretudo no plano social.

“A grande prioridade hoje em dia em Portugal, sobretudo agora que já estamos a conseguir o reequilíbrio das finanças públicas, é a questão social. A grande atenção que agora se deve dar é, sobretudo, aos mais desfavorecidos”, advogou.

Na sessão no Biocant Park Durão Barroso referiu que “não havia melhor maneira” de comemorar os 40 anos do 25 de Abril do que inaugurar, um dia antes da efeméride, o edifício do UC Biotech.

“Assim, talvez já haja algumas notícias amanhã [sexta-feira]. Não devemos comemorar as datas no próprio dia, porque no dia seguinte já não são notícia. Deve-se comemorar qualquer efeméride um dia antes, é por isso que 24 de abril é uma boa data para marcar, amanhã [sexta-feira], na imprensa escrita, a construção daquilo que nós gostamos no espírito de Abril”, referiu.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE