Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Dr. Road – O médico das Estradas

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 17-07-2014

 Uma tecnologia para Tablet com sistema operativo Android, que rapidamente faz o diagnóstico das patologias dos pavimentos das redes rodoviárias, designada por iRoad (inspection of ROADS), foi idealizada por uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra (UC).

PUBLICIDADE

O iROAD, também conhecido por “Dr. Road”, «permite fazer o diagnóstico das patologias dos pavimentos (fendilhamento, pele de crocodilo, covas, peladas, etc.) ou de outras componentes da rede rodoviária (sinalização, passagens para peões, drenagem, etc.). Trata-se de uma ferramenta portátil de custo reduzido, com teclados virtuais configuráveis em função do que se pretende inspecionar/auscultar, com possibilidade de anexar imagens, vídeos, comentários escritos ou falados», afirma o coordenador científico do projeto, Adelino Ferreira.

De fácil utilização, o iROAD é constituído por vários módulos divididos por Elementos – características da estrada que se pretendem inspecionar/auscultar; Teclados – configuráveis em função dos elementos que se pretendem avaliar; Secções e Levantamentos – onde se definem as secções e, posteriormente, se faz o levantamento; Importação e Exportação – para interagir com outras ferramentas, como o SIGPAV, um Sistema Informático de Gestão da Conservação de Pavimentos para computador.

PUBLICIDADE

publicidade

O sistema, desenvolvido em parceria com a empresa informática Byline Solutions no âmbito do projeto projeto MODAT – Multi-objective Decision-Aid Tool for Highway Asset Management, financiado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE) no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e pelo Fundo Comunitário Europeu FEDER, encontra-se em fase de protótipo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com