Coimbra

Doenças transmissíveis na pessoa idosa em debate na Escola de Enfermagem

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 06-10-2015

O enquadramento atual das doenças transmissíveis na pessoa idosa (incidência e vigilância), as respetivas especificidades clínicas e os custos para o Sistema Nacional de Saúde são assuntos em debate no “6º Colóquio Envelhecimento, Saúde e Cidadania”, que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organiza no próximo dia 28 de outubro.

PUBLICIDADE

“Imunidade e especificidades das doenças transmissíveis na pessoa idosa” é o título deste 6º colóquio, a decorrer entre as 9h30 e as 17h30 nas instalações da ESEnfC – Polo B (S. Martinho do Bispo) e que é organizado pela Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem do Idoso (UCPEI) da instituição.

Além da perspetiva dos profissionais de saúde convidados, que falarão do “estado da arte” em matéria de prática de cuidados, neste colóquio será apresentado um olhar d’ “Os media no contexto das doenças transmissíveis”, título da comunicação a proferir por Bento Rodrigues, jornalista e pivô do canal de televisão SIC, que se associa a este debate numa mesa-redonda a partir das 11h15.

PUBLICIDADE

“Doenças transmissíveis mais comuns: situação na pessoa idosa”, por Cristina Valente, “Infeções hospitalares na pessoa idosa”, por Maria João Faria, “Aspetos específicos de prevenção das doenças transmissíveis na pessoa idosa”, por Margarida Prata, e “Infeções em idosos: quadro clinico”, por João Tavares (todos profissionais do CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), são os títulos das restantes comunicações do painel.

Antes, pelas 10h00, será apresentada a conferência “Vida saudável e envelhecimento ativo: EIT Health – uma oportunidade europeia – dados biográficos”, da responsabilidade de José Pereira Miguel (Faculdade de Medicina de Lisboa e Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge).

PUBLICIDADE

publicidade

Para mais informações sobre este colóquio, podem os interessados consultar a página web do evento, em www.esenfc.pt/event/6cesc, o mesmo local destinado às inscrições e à submissão de comunicações.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE