Coimbra

Director da Faculdade de Economia anda a pedir para comprar quadros

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 26-09-2014

José Reis, Director da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), anda a pedir a colegas e alunos que ofereçam pelo menos 50 Euros para poder comprar 3 quadros a um pintor amigo do seu camarada Boaventura Sousa Santos.

PUBLICIDADE

O convite do responsável universitário está a dar que falar no Facebook, onde alguns dos convidados a participar no peditório contestam a forma encontrada por José Reis para comprar as obras de arte ao artista que as deixou ficar na FEUC.

Os bens a adquirir por valor não especificado na comunicação, que José Reis pretende que integrem o espolio da futura associação de antigos estudantes da faculdade que dirige, são Europa Raptando,  Geada atormentando as raízes mais profundas e Icarus Inside, 3 telas sobre acrílico da autoria de Mário Vitória.

PUBLICIDADE

publicidade

Melhor do que nós, José Reis conta ao que vem:

Escrevo-vos enquanto Diretor e antigo estudante da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (www.uc.pt/feuc;https://www.facebook.com/FaculdadeEconomiaUniversidadeCoimbra )e gostava muito que pudéssemos levar por diante, conjuntamente, a proposta que vos venho fazer.

PUBLICIDADE

Calculo que alguns de vós têm ainda presente uma ideia lançada por ocasião do 40º aniversário da FEUC: consolidar uma Associação de Antigos Estudantes que abrangesse todas as gerações que estudaram nesta casa. A formalidade jurídica necessária está em vias de ser concluída e corresponde à evolução da associação em tempos criada pelo primeiro curso de Economia, o de 1973-78. Alguns de vós são já membros das AAEFEUC.

Trata-se agora de dar mais um passo: ligar à Associação, como seus membros ativos, todos os que, como nós, queiram não apenas pôr na lapela o emblema da nossa Faculdade mas também fazê-lo de forma mais organizada através de uma entidade – a Associação – que possa ser um parceiro da vida institucional da FEUC, reforçando-a com iniciativas, colaborações ou, simplesmente, apoio.

 

Como Diretor, creio que posso dizer-vos que a Faculdade atravessa, felizmente, uma excelente fase: grande dinamismo, um ambiente de trabalho de grande qualidade e de excelentes relações, com reconhecimento, corpo docente cada vez mais qualificado, renovação constante através das várias centenas de novos estudantes que, em cada ano, entram nesta casa, através das quatro licenciaturas, dos dois MBA e pós-graduações, da cerca de uma dezena de mestrados e dos doze doutoramentos. É esta a boa condição para se virar mais para fora de portas e para chamar os seus antigos estudantes, cujo conhecimento e experiência tão úteis têm sido à Faculdade.

Venho, neste contexto, fazer-vos uma proposta concreta, que passo a explicar. Há poucas semanas, teve lugar na FEUC um grande colóquio internacional, coordenado pelo nosso professor Boaventura de Sousa Santos, de que provavelmente tiveram ecos. Nesse colóquio teve presença destacada um artista residente do projeto – Mário Vitória (www.mariovitoria.com), um dos nomes emergentes das nossas artes plásticas, que teve participação assinalável em Guimarães: Capital Europeia da Cultura – e cujas obras estiveram expostas em vários locais de Coimbra, incluindo a Faculdade, onde estão ainda três quadros de grandes dimensões (cujas imagens vão em anexo a este mail). Creio que estes quadros ficariam muito bem se permanecessem na FEUC. O que vos venho propor é que como membros ou novos membros da AAEFEUC – Associação de Antigos Estudantes, através de um donativo de pelo menos 50€, constituamos um fundo inicial da Associação destinado a oferecer à FEUC  aqueles três quadros. Se tivermos o êxito que espero e houver um remanescente, ele será o primeiro fundo da Associação, que entregaremos aos primeiros corpos gerentes eleitos.

 

É este último assunto que me leva a acrescentar um ponto a esta mensagem. Tomarei a iniciativa, depois de reunir as vossas adesões a esta proposta e de vos considerar membros fundadores da AAEFEUC, de convocar uma Assembleia Geral para aprovarmos os novos estatutos da Associação e para promover a eleição dos seus corpos sociais.

 

Para reunir os donativos foi criada uma conta designada “Donativos para a FEUC” com o NIB 0018 003 3797623002054 cujos titulares são a Vice-Reitora da Universidade de Coimbra Margarida Mano, o Diretor da FEUC, o Subdiretor Paulo Gama, a Subdiretora Lina Coelho e a Coordenadora Executiva dos Serviços da FEUC, Ana Isabel Santos, todos antigos estudantes da FEUC. Será a partir daí que se pagarão os quadros e se entregará o remanescente e as respetivas contas à Direção da AAEFEUC a eleger.

Gostaria muito que aceitassem a minha proposta, a divulgassem por todos aqueles que possam não receber este mail e a concretizássemos com grande êxito.

Peço, por fim, um favor adicional: por razões de não exposição dos endereços pessoais e para que a mensagem não se transforme em SPAM, ela segue com os nomes dos destinatários suprimidos. É frequente acontecer que, por mais vasta que seja a lista de envios, ela não chegue a todos. Divulguem-na, por favor, juntos dos vossos contactos e peçam aos que não receberam o mail inicial que se dirijam ao endereço de mail que vai no remetente e nos facultem o melhor meio de contacto.

Vamos consolidar a AAEFEUC e oferecer três obras de arte à FEUC? Vamos fazê-lo com Arte?

Um forte abraço do

José Reis

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE