Coimbra

Deputados no Colégio de Deus

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-04-2016

 

PUBLICIDADE

Fátima Ramos, João Gouveia, Margarida Mano e Maurício Marques,  deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Coimbra, visitam amanhã, dia 22 de abril, pelas 17 horas, a exposição «Partículas – do bosão de Higgs à matéria escura», patente no Colégio de Jesus do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC).

BOSÃO

PUBLICIDADE

A visita, que conta também com a presença do Reitor da UC, João Gabriel Silva, vai ser guiada pelos responsáveis do LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas), que está a comemorar os seus 30 anos de vida.

Mais do que uma retrospetiva de três décadas de contribuições do LIP, a exposição pretende apresentar os grandes desafios que se colocam aos investigadores destas áreas do saber, ao mesmo tempo que se divulga a ciência e se dá conta ao grande público de alguma da atividade de investigação efetuada neste laboratório multifacetado.

PUBLICIDADE

O LIP conta com cerca de 200 investigadores, metade deles doutorados, e intervém hoje em áreas tão diversas como a Física de Partículas com aceleradores (no CERN e no GSI) e a Física de Astropartículas (Observatório AUGER na Argentina e experiência AMS, na Estação Espacial Internacional), a pesquisa de neutrinos (experiências SNO+, no Canadá, e NEXT, em Espanha) e de matéria escura (experiências LUX/LZ, nos EUA).

Participa igualmente no desenvolvimento de detetores de radiação e de instrumentação para biomedicina e na computação GRID e de alto desempenho (com elevadas responsabilidades na rede científica nacional e ibérica de GRID e na gestão do centro nacional de cálculo situado no LNEC).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE