Carteira

“Da Nossa Terra” foi montra dos produtos locais de qualidade

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-02-2016

 

PUBLICIDADE

A edição de fevereiro “Da Nossa Terra – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital”, constituiu um momento de promoção dos produtos endógenos e de excelência que também vão marcar presença na 25.ª Festa do Queijo Serra da Estrela e Outros Produtos Locais de Qualidade de Oliveira do Hospital.

chouriço

PUBLICIDADE

No dia 13 de fevereiro, a edição “Da Nossa Terra” foi uma banca dos cheiros e sabores que os visitantes poderão encontrar naquela que é a maior Festa do Queijo Serra da Estrela do país e que terá lugar nos próximos dias 5 e 6 de março.

Além do rei da festa – o Queijo Serra da Estrela que é uma das 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa – marcam presença neste grande certame outros produtos locais de qualidade como é o caso dos enchidos e azeite, dos licores, mel e compotas, dos frutos secos, dos bolos e biscoitos, e do pão e bolas.

PUBLICIDADE

Produtos saborosos e autênticos que os produtores Da Nossa Terra também levam até à maior festa do queijo do país.

Gracinda Mendes e Edmaro Rodrigues, dois dos produtores que há mais tempo participam nesta mostra mensal, preparam-se para participar, uma vez mais, na Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital.

Para Gracinda Mendes, “é importante participar” porque “tenho muita procura e tenho também clientes habituais que me procuram nesse fim de semana e me encomendam produtos”. “Vende-se bem” acrescenta esta produtora.

Também Edmaro Rodrigues sublinha que é importante participar na Festa do Queijo porque “divulgamos os produtos de origem própria. Sentimo-nos bem ali, vem gente de fora que nos procura porque já conhece os nossos produtos”. “Contribui para divulgar o que o concelho tem de bom, temos orgulho do que produzimos e é isso que nos leva a fazer isto”, conclui.

A caminho de completar seis anos a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital, é local de encontro entre produtores que mensalmente marcam presença no Mercado Municipal, e os consumidores que procuram os produtos frescos e de qualidade vindos diretamente das hortas e das produções artesanais dos produtores do concelho e da região.

 “Da Nossa Terra” mantém-se fiel aos objetivos e espírito que levaram à sua criação, conjugando da melhor forma a componente de valorização dos produtos locais, a componente comercial e a componente de educação e sensibilização para a preservação dos estilos de vida tradicionais e valores da ecologia.

De realçar que esta mostra foi pioneira na região, mas rapidamente ultrapassou as fronteiras do concelho de Oliveira do Hospital para se afirmar regionalmente e ser uma montra mensal do melhor da região da Beira Serra, do Dão, do Planalto Beirão e das Serras da Estrela e do Açor.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE